Notícias

MDR e MC analisam oportunidades de negócio para os imigrantes

O Ministério do Desenvolvimento Rural e o Ministério das Comunidades reúnem-se, de 4 a 5 de Abril, para analisarem as actividades que envolveram imigrantes que investiram na agro-pecuária e criar oportunidades de negócios. Os dois Ministérios organizam uma visita de terreno em várias localidades do interior da ilha de Santiago com vista a conhecerem os perímetros irrigados criados pelas Barragens.

O MDR considera importante estabelecer uma concertação com o Ministério das Comunidades tendo em vista a realização de acções, visando uma melhor difusão das oportunidades de investimento no sector junto das comunidades emigradas e que pretendem regressar ao país.

Na sequência das reuniões realizadas na cidade da Praia com os membros do Comité de Pilotagem (CdP) do projecto MeDAO nos dias 14 de Dezembro de 2012 e 22 de Fevereiro de 2013, foram apresentados resultados da discussão e validação do plano de acção do MeDAO. Nesse encontro, o MDR estabeleceu contactos diretos com a Direção Geral das Comunidades a fim de concertar actividades a serem desenvolvidas com os emigrantes, tendo em conta que o projecto em discussão tem como prioridade a concepção de um plano de comunicação destinado a mobilizar as poupanças dos emigrantes para actividades produtivas.

O MDR tem implementado estratégias de desenvolvimento no meio rural de modo a criar condições para o investimento privado no sectorinvestindo fortemente na mobilização de água e sua disponibilização para a agricultura do regadio, no aumento da superfície irrigada e investigação agrária, na produção pecuária.

Essa e outras ações têm contribuído para a concretização das grandes orientações do Governo, nomeadamente do Plano de Desenvolvimento Agrícola, do Plano de Investimentos Agrícola e do Documento de Estratégia, Competitividade e Redução da Pobreza.