Notícias

Governo apoia projecto 7 maravilhas de Cabo Verde

PM rede parlamentaresUm grupo de representantes da Rede de Parlamentares para o Ambiente, Luta contra a Desertificação e Pobreza (RPALCDP), ouviu do Primeiro-ministro, no final da manhã de hoje, em audiência com o Chefe do Executivo, as garantias do apoio por parte do Governo ao projecto 7 Maravilhas de Cabo Verde que apresentaram, neste encontro a José Maria Neves.

Numa conferência, logo após a dita audiência, a porta-voz do grupo, Eunice Silva deu conta do parecer positivo do Primeiro-Ministro em relação ao projecto que tem como objectivo promover a consciência ambiental e despertar a sociedade para a necessidade de valorizar e preservar o património natural de Cabo Verde.

“O Governo vai estar disponível para nos apoiar em todo o processo, na medida em que tudo o que vamos fazer tem a ver com Cabo Verde e, certamente, mostrou toda a abertura para, indirectamente, através das instituições, ajudar este projecto a ir para à frente”, afirma a deputada. Até porque, diz, “estamos a tratar do património que é propriedade do cabo-verdiano”.

Explica Eunice Silva, que no âmbito deste projecto irá se promover uma eleição aberta a todos os cabo-verdianos para a escolha dos sete principais patrimónios de cada concelho, de cada ilha e, finalmente, as sete maravilhas do país em geral, mediante uma selecção final. Esse trabalho irá culminar na produção de um livro “que consideramos um tesouro nacional”, contendo mapas, roteiros e caracterização de cada um desses patrimónios identificados e escolhidos, para além dos catálogos ao nível de cada ilha.

PM rede parlamentares1O mesmo projecto inclui a produção de cartões postais, postais de visita, cartões de boas festas com imagens de Cabo Verde “feitos e vendidos aqui em Cabo Verde”, aos turistas e aos nacionais. O período de eleição dos patrimónios vai, de acordo com a deputada, de 1 de Abril a 1 de Junho e o apuramento final deverá acontecer em Dezembro. “Pedimos a todos os cabo-verdianos que participem na identificação desses patrimónios”, apela Eunice Silva que explica que o projecto irá eleger as 7 maravilhas de Cabo Verde, ou seja os sete patrimónios mais votados ao nível nacional, mas também ao nível de cada ilha e de cada concelho.

Apelo ainda estendido à comunicação social para ajudar na promoção desta iniciativa e, neste sentido, a entrevistada dá conta de um protocolo assinado com a Rádio Televisão de Cabo Verde (RTC) para a divulgação do mesmo. Há ainda o site próprio projecto onde são divulgadas todas as informações do mesmo.

PM rede parlamentares2A Rede diz ter já percorrido praticamente todo o território nacional, faltando apenas a Brava e o Maio, para a divulgação e sensibilização em relação ao projecto que, de acordo com Eunice Silva, está a ter excelente reacção por parte dos cabo-verdianos e “cada vez que apresentamos o porjetco, sentimos o ego do cabo-verdiano a elevar-se, sentimos o orgulho do cabo-verdiano como ilhéu que é, mas também sentimos que a auto-estima do cabo-verdiano está a levantar-se e todos querem participar…”, conclui.