A Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde (EHTCV), foi certificada pela Associação Portuguesa de Certificação (APCER), com a conformidade na implementação do sistema de HACCP (Sistema de Auto-controlo da Higiene e Segurança Alimentar) na preparação e confecção de produtos alimentares para o ensino em artes culinárias, restauração e catering.
Segundo uma nota da EHTCV, esta certificação é o resultado do trabalho que a Escola tem levado a cabo, com o apoio da Cooperação Luxemburguesa, no sentido de multiplicar em Cabo Verde as boas práticas reconhecidas internacionalmente em matéria de higiene e segurança alimentar.
Prestes a concluir dois anos de sua abertura – 28 de Março – a Escola realiza na próxima terça feira, dia 12 de Março, uma cerimónia de apresentação de resultados e de projecção das suas actividades futuras, potenciadas pelo seu novo Estatuto, enquanto Entidade Publica Empresarial – EHTCV-EPE.
A EHTCV foi construída pela decisão do Governo de Cabo Verde como o resultado do Projecto CVE/059 da Lux Development, no quadro do Programa de Cooperação Cabo Verde/Luxemburgo, cuja entidade beneficiária é o Instituto de Emprego e Formação Profissional – IEFP.
A EHTCV surge para colmatar as lacunas existentes no mercado turístico cabo-verdiano, que carece de mão-de-obra qualificada e contribuir para a melhoria qualitativa da oferta turística no país.
A escola oferece quatro cursos profissionalizantes de nível III e IV, nas áreas de Cozinha e Pastelaria, Restaurante e Bar, Recepção Hoteleira e Técnico de Agência de Viagens e Turismo.A duração dos cursos varia de 9 a 10 meses e funcionam em período diurno. Destinam-se a jovens que procuram um ensino mais prático e voltado para o mundo do trabalho, tendo em vista uma rápida integração no mercado.
A promoção de cursos de especialização, cursos por medida e prestação de serviços a clientes externos, constituem outras atribuições da escola. Qualificar os recursos humanos que irão actuar no mercado turístico e promover uma verdadeira cultura de receber e servir bem, eis o objectivo que norteou a criação da EHTCV.