Notícias

Eva Ortet analisa impacto de investimentos de mobilização de água em localidades de S. Catarina

A Ministra do Desenvolvimento Rural, Eva Ortet, efectuou, nesta segunda-feira, 11 de Fevereiro, uma visita de trabalho ao Concelho de Santa Catarina, durante a qual pôde analisar o impacto dos investimentos de mobilização de água em sete localidades por onde andou.

Durante a visita às parcelas agrícolas nas zonas de Pinha de Engenho, Telhal, Prensa, Casa Grande, Chã-de-Cana, Laranjinha e Travessa-Baixo e nas trocas de impressões com os agricultores, Eva Ortet pôde constatar in loco que os investimentos já realizados, sobretudo no que diz respeito a mobilização da água, estão gerando resultados palpáveis, anotando quais os próximos passos que podem ser dados para continuar apoiar esses agricultores.

 Na localidade de Telhal a Ministra foi ao encontro de Cláudio Cabral, um jovem empreendedor mais conhecido por “Vasquinho”, beneficiário de uma parcela agrícola em que, além das suas plantações, não descura a área da pecuária.

Ouvindo e falando com este jovem, Eva Ortet disse que “ o objectivo do seu Ministério é fazer com que, dentro de pouco tempo, todas as parcelas passem a ter rega gota-a-gota”, referindo ao facto de haver ainda um número considerável de agricultores que privilegiam rega por alagamento.

 A Governante sublinhou ainda que em Santa Catarina “é preciso potencializar os investimentos a serem feitos na área da agricultura”. Por isso, continuar a investir na mobilização da água é uma tarefa que considera ser contínua mas, acrescentou que “a população deve ajudar na preservação das infra-estruturas que o Governo tem disponibilizado”, referindo-se ao roubo de painéis solares e tubos de condução de água já instalados. Mas, isso é tarefa de todos os intervenientes sociais, desde o Governo passando pelas Autarquias, Associações comunitárias etc.

De uma forma geral, Eva Ortet considera que as infra-estruturas de mobilização de água tiveram impacto positivo na vida das pessoas que fazem do mundo rural uma opção.

Eva Ortet também efectuara uma visita de trabalho ao Município de Ribeira Grande de Santiago, onde foi inteirar-se da situação agropecuária dessa localidade.

Na localidade de Caiada, em São Martinho, Eva Ortet esteve com Augusto Semedo, um agricultor que construiu, por iniciativa própria, duas barragens, daí que a Ministra prometeu apoios técnicos através da delegação do MDR nessa localidade.

A Barragem de Salineiro foi outro ponto da visita da titular da pasta desenvolvimento rural, cujas obras encontram-se na fase de finalização.

A Associação das Mulheres de Gouveia também mereceu uma vista da Ministra, onde puderam mostrar os seus dotes de corte e costura e produção de sabão. Para essas mulheres a apanha de areia já não é mais alternativa.

Eva Ortet elogiou os esforços que esta associação tem feito em prol de essas mulheres, acrescentando que “o Governo tem sempre interesse em apoiar quem dá primeiro passo”.

A visita terminou com a deslocação à exploração agro-pecuária dos Herdeiros Cosme, na localidade de Mosquito Horta e ao campo de ensaio de purgueira.