Notícias

PM distingue Tito Paris com o Primeiro Grau da Medalha de Mérito Cultural

Tito-PariaO músico Tito Paris é alvo, nesta sexta-feira de manhã, de uma singela homenagem do Primeiro-Ministro, e de todo o Governo, que o irá galardoar com o primeiro grau da medalha de mérito cultural, em reconhecimento do sucesso alcançado ao longo de 30 anos de carreira e pela valiosa contribuição para a divulgação e internacionalização da música e cultura cabo-verdianas.

O acto decorre, a partir das 10h30, na Sala de Conferências do Palácio do Governo, na Várzea e pretende reconhecer publicamente o músico, o artista, o homem que com muita dedicação e talento soube, sempre, em todos so palcos por onde passou, elevar a música das Ilhas.

Como se pode ler no despacho da atribuição da medalha, Aristides José Paris de seu nome de baptismo, “Tito Paris”, “personifica, como artista, a alma cabo-verdiana. Compositor, instrumentista, cantor, activista e gestor cultural, ele tem contribuído, como poucos, para dinamizar os vários géneros musicais das nossas Ilhas e para promover a música cabo-verdiana no mundo”.

E a fechar sobre as razões de tão alto reconhecimento, o documento remata que “Tito Paris é um cabo-verdiano moderno que não recusa o valor do tradicional; um cabo-verdiano universal, que sabe buscar os vectores no mais arreigado da cultura das Ilhas, tanto que tem explorado todas as potencialidades musicais de Cabo Verde. Tem uma posição de vanguarda no pertinente aos escaninhos da arte e às suas propostas de mudança. Uma mais-valia para a Nação”.