O Primeiro-Ministro, José Maria Neves vem promovendo, desde o início do mês de Dezembro, uma série de eventos sociais para comemorar essa quadra festiva e promover o espírito natalício de “Paz, amor, solidariedade e fraternidade”. Nesse quadro, o Chefe do Executivo recebe, nesta sexta-feira, 21 de Dezembro, a partir das 09h30, 150 crianças do Pré-escolar e do EBI dos concelhos da Praia, São Domingos e de Santa Catarina, no Palácio do Governo para festejar com elas o Natal.
Uma oportunidade para conhecer os cantos à “casa governamental”, de conhecer o Primeiro-Ministro e outros membros do Governo e de conversar com o Chefe do Executivo, para além de se divertirem com as actividades preparadas especialmente para eles de que farão parte muita música, poesia, jogos para crianças e, claro, não poderá faltar a sessão de entrega de presentes a essas crianças.
De recordar que, no âmbito deste programa de Natal o Primeiro-Ministro já visitou os Hospitais centrais da Praia e de São Vicente, os hospitais regionais de Santiago-norte e de Ribeira Grande de Santo Antão, levando presentes e aquele abraço de solidariedade. Nesta quarta-feira, Neves esteve nos bairros do Palmarejo, “kobon”, Tira-Chapéu, Achada Santo António e Brasil para a entrega simbólica de algumas casas recentemente reabilitadas no âmbito do Programa Reabilitação de Casas, promovido pelo Ministério da Juventude, Emprego e Desenvolvimento dos Recursos Humanos, em conjunto com o Gabinete do Primeiro-Ministro. No âmbito desta fase do programa foram reabilitadas 100 casas na Praia (60 casas), na região Santiago-norte (20) e em São Vicente (20).
O programa engloba ainda a vertente da formação profissional e apoio ao emprego, sendo que dezenas de jovens receberam formação profissional, sobretudo na área da construção civil e estes, inclusive receberam apoio para formar pequenas empresas e participaram activamente nas obras dessas casas. Cerca de 184 empregos, directos e indirectos foram criados através deste programa. Neste fim-de-semana, o Primeiro-Ministro estará na ilha do Fogo para encontros com as crianças e os idosos da ilha.