Notícias

PM satisfeito com “mudanças profundas” no HAN

pm_hospitalO Primeiro-Ministro, José Maria Neves, visitou neste fim-de-semana o Hospital Agostinho Neto, na cidade da Praia, e mostrou-se satisfeito com o que viu e ouviu em relação às “mudanças profundas” que estão a ser levadas a cabo pela direcção daquela instituição que quer transformar o HAN numa referência a nível nacional e regional.

Mudanças, essas, que têm a ver, não só, com a forte aposta na formação e capacitação dos recursos humanos, mas também nos procedimentos “para que as pessoas sejam atendidas com mais humanidade e de forma muito mais célere, com mais efectividade”, frisa José Maria Neves.

O hospital, pelo que constatou o Chefe do executivo, está a crescer e a modernizar-se, estando, de facto, a conseguir cumprir o referido desiderato. Neves destaca “a visão de forte liderança” e a “mobilização de todas as capacidades humanas” com o objectivo de prestarem um serviço de “grande qualidade às cabo-verdianas e aos cabo-verdianos”.

A Ministra da Saúde, Cristina Fontes Lima, por sua vez, destaca ainda esse esforço no que tange à formação e capacitação do pessoal do HAN para a melhoria da qualidade do atendimento e cita o exemplo de uma formação de 45 agentes da saúde (enfermeiros, médicos e técnicos em auditoria, tudo para melhorar o atendimento no Hospital. Tudo isso, numa perspectiva de qualidade e sustentabilidade. A ordem agora é “fazer mais com menos recursos”.

Um grande desafio é “tirar as estruturas de saúde da lista dos serviços dos maus atendedores”, salienta a Ministra, referindo-se às muitas queixas que ainda há em relação ao serviço de atendimento às pessoas neste e nos serviços de saúde em geral.

“A ideia não é deixar por acaso e sem qualidade aos serviços, mas também lançar projectos de melhoria de processos em áreas com as urgências, as farmácias e maternidades. E para isso se fez a avaliação de cada serviço com o envolvimento dos próprios profissionais detectar problemas e corrigir”, aponta a Ministra Adjunta e da Saúde, que destaca o esforço da actual direcção do HAN neste aspecto.

pm_hospital_1Durante a visita ao HAN, o Primeiro-Ministro procedeu à já tradicional distribuição de presentes às crianças enfermas internadas naquela instituição, levando um pouco do espírito natalício de solidariedade e amor.

De destacar que durante essa visita, mais concretamente durante a apresentação do Plano de actividades de 2012 e de perspectivas para 2013, no que tange ao funcionamento do HAN, o Hospital também recebeu uma generosa doações do Banco Africano de Investimento (BAI), no valor de 2 mil contos. Já Banco Comercial do Atlântico (BCA), foi padrinho das obras em curso de remodelação da enfermaria, com uma doação de mil e 500 contos. Trata-se de dois importantes parceiros do Hospital da Praia.