Operadores privados e responsáveis institucionais, reúnem-se num seminário de Agronegocios para, entre outros aspectos, permitir a troca de experiências entre os participantes, potenciar o aproveitamento e criar oportunidades concretas de realização de agronegócios para a melhoria das condições de vida das comunidades rurais.
O seminário que começa nesta terça-feira, na Assembleia Nacional, Praia, e que termina amanha simultaneamente com uma acção de formação de formadores de agronegócios, que vinha decorrendo desde 5 de Novembro, é realizado em concertação com o Observatório do Emprego. A Ministra da Juventude, Emprego e Desenvolvimento dos Recursos Humanos e a Ministra do Desenvolvimento Rural, estarão presentes no encontro.
A formação e o empreendedorismo rural e a importância da modernização e dinamização do sector agrícola e dos agronegócios estão na Agenda de Desenvolvimento do conjunto dos países da Cooperação PALOP e Timor-Leste, porquanto se constituem como oportunidades de emprego e geração de valor acrescentado.
A modernização e dinamização do sector agrícola e do agro-negócio são prioridades efectivas do Governo de Cabo Verde no âmbito da sua estratégia de luta contra a pobreza e isso tem-se consubstanciado na realização de investimentos significativos, nomeadamente na construção de barragens, ordenamento de bacias hidrográficas, vulgarização de novas tecnologias de produção agrícola e formação empreendedora no mundo rural, entre outros.