O Primeiro-Ministro e o restante elenco governamental estarão no Parlamento durante a manhã e a tarde desta segunda-feira para um debate que se espera “acalorado”, mas sobretudo “esclarecedor” da opinião pública, segundo as palavras de José Maria Neves sobre as medidas inseridas nesse instrumento de gestão.
Tanto o Governo como o partido que o sustenta já fizeram saber que se trata de um Orçamento ambicioso e ao mesmo tempo prudente como exigiria o actual contesto de crise internacional. Ainda esta manhã, na Rádio Nacional, o líder da bancada do PAICV, partido que sustenta o Governo, José Manuel Andrade, defendia que tal OE deverá garantir os níveis de investimento e os níveis de crescimento “para o quadro de cumprimento da Agenda de Transformação de Cabo Verde.
No sentido contrário aponta, como já é habitual nos debates do OE, a oposição, mais concretamente o MpD, que aponta “exageradas” subidas de impostos tais como o IVA, e que acusam este Orçamento de colocar mais pressão sobre as famílias e os empresários.
Os desenvolvimentos mais tarde nos habituais canais de comunicação do PM.