O Ministério das Infra-estruturas e Economia Marítima, assina, nesta quarta-feira, com os principais intervenientes no sector das pescas, todos os protocolos dos micro- projectos dos núcleos de desenvolvimento da pesca artesanal para oito concelhos, no âmbito da sua política do plano operativo de desenvolvimento da pesca artesanal de Cabo Verde. O secretario de Estado dos Recursos Marinhos, Adalberto Vieira, preside a cerimónia de assinatura destes documentos.
O Projecto Plano Operacional para o Desenvolvimento da Pesca Artesanal de Cabo Verde (PODPA-CV), sediado na Direcção Geral das Pescas, após de uma serie de acções e intervenções decidiu comparticipar no financiamento dos micro-projectos identificados e priorizados, no âmbito dos Núcleos de Desenvolvimento da Pesca Artesanal (NDPA’s).
Os micro-projectos foram definidos como primeira prioridade para os respectivos concelhos onde existem os NDPA’s a saber: Porto Novo, Ribeira Brava, Sal, Maio, Santa Cruz, Calheta de São Miguel, Tarrafal, Santa Catarina de Santiago e Santa Catarina do Fogo.
Segundo uma nota de imprensa da Direcção das Pescas, é o corolário do trabalho do NDPA da qual fazem parte todos os representantes dos principais intervenientes desses concelhos, no sector das pescas, com sendo, representantes da Câmara Municipal, do PODPA, das Associações dos Pescadores e Peixeiras, da Polícia Marítima, da Delegação do Instituto Marítimo Portuário e de outros parceiros locais de desenvolvimento.