Notícias

PM inaugura 19 diques avançados no Maio

O primeiro-ministro, José Maria Neves, efectua, a partir desta manhã de terça-feira, 20 de Novembro, uma visita de dois dias à ilha do Maio onde irá presidir a inauguração dos 19 diques avançados inseridos no grande projecto de transformação da agricultura, com enfoque na captação e retenção de água, no qual o Governo já investiu milhões de contos nos últimos anos, apostando na criação de condições para o incremento da actividade agrícola e do agro-negócio.

Para além da referida inauguração, José Maria Neves preside o descerramento da placa de inauguração de um conjunto de obras, entre elas diques, reservatórios de água e introdução de novas tecnologias de rega e de novas espécies vegetais em Figueira Seca.

Será, também, uma oportunidade para o Chefe do Executivo, que se faz acompanhar da Ministra do Desenvolvimento Rural, durante essa viagem, visitar e constatar de perto o andamento de várias obras em curso ainda em matéria de mobilização de água, no âmbito do grande programa de transformação da agricultura desenvolvido um pouco por todo o país.

Neves deverá passar ainda por algumas outras localidades como Figueira Garça e Ribeira D.João, para conferir os diques e furos construídos nos últimos tempos. O Primeiro-Ministro participa ainda, já na capital da ilha, a cidade do Porto Inglês, de uma apresentação do projectos de construção dos diques de recarga e captação de água, estando prevista uma exposição fotográfica sobre o tema.

Neste momento decorrem, no país, as obras de pelo menos seis barragens em Santo Antão, Santiago e São Nicolau, sendo que de todos os investimentos que se está a fazer em matéria de mobilização de água, perspectiva-se que até 2015 haja capacidade para mobilização de até 75 milhões de metros cúbicos de água para a agricultura. É a transformação do mundo rural em curso.

De referir que a visita à ilha da Boa Vista, que deveria acontecer hoje, foi adiada em função da agenda do Primeiro-Ministro e que a viagem para o Maio que deveria iniciar-se ontem só acontece hoje, face ao cancelamento do vôo ontem pela TACV. O regresso de José Maria Neves à Praia está prevista para amanhã.