A missão faz parte de um protocolo de cooperação entre a Universidade de Cabo Verde e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde Bracagioli é Professor e Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural.
Com a duração de três semanas, estão previstas visitas às principais ilhas agrícolas do país (Santiago, Santo Antão, Fogo e Maio) para conhecer a realidade local. Da missão também faz parte a realização de palestras sobre Metodologias da Extensão Rural, dirigidas a técnicos, alunos e professores, além de encontros e reuniões de trabalho com extensionistas locais.
Segundo explica o próprio, Cabo Verde é um país caracterizado por propriedades com pouco menos de um hectare, escassos recursos hídricos e com falta de um sistema adequado que atenda aos agricultores familiares. “Vem daí a necessidade de repassar um pouco do nosso conhecimento e experiência em assistência técnica e extensão rural do país amigo, Brasil.”
A realidade do país mostra que grande parte dos alimentos que consumimos é importada, principalmente da Europa, por isso vem-se trabalhando para adotar um modelo agrícola de produção e comercialização que diminua a dependência de produtos externos, investindo, para tanto, nos serviços de assistência técnica e extensão rural.
Na última semana da missão, está prevista a apresentação dos resultados preliminares.