Notícias

Cabo Verde e EU assinam hoje acordo de facilitação de vistos

O Presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, chega esta tarde a Cabo Verde, vindo de Benim, para uma visita de dois dias ao nosso país, no âmbito das comemorações do quinto aniversário da Parceria Especial entre Cabo Verde e a união Europeia (EU), como já vínhamos dilvulgando. O destaque dessa visita vai certamente para a assinatura do acordo de Facilitação da Atribuição de Vistos de Curta Duração e o Protocolo de Revisão a Meio Percurso do XFED (Fundo Europeu de Desenvolvimento ainda hoje.

É já esta tarde, às 18h:45, que acontecerá as assinaturas dos referidos acordos, numa cerimónia a acontecer no Palácio do Governo, seguido de uma conferência de Imprensa com o Primeiro-Ministro, José Maria Neves e com o ilustre convidado, Durão Barroso.

No sábado de manhã, os trabalhos começam com uma visita do presidente da Comissão Europeia à sede da União Europeia na Praia e às 09h:00 será recebido no Parlamento Nacional pelo próprio Presidente do Parlamento, Basílio Mosso Ramos e pelos líderes das bancadas parlamentares, onde haverá espaço, obviamente para os discursos da praxe.

Barroso visitará ainda as instalações do Núcleo Operacional da Sociedade de Informação (NOSI) antes de um almoço oficial e Monte Txota. Ainda no sábado, à tarde, o representante da EU desloca-se a São Vicente para visitar alguns projectos financiados pela EU, para além de participar num jantar com representantes da sociedade civil, escritores, intelectuais músicos e artistas em geral.

Homenagem a Durão Barroso

Será uma oportunidade, também, para uma merecida homenagem ao Presidente da Comissão Europeia pelo seu papel decisivo no estabelecimento da Parceria Especial, através do Presidente da República Jorge Carlos Fonseca, que será distinguido com a condecoração da medalha de Primeiro-Grau da Ordem Amílcar Cabral, a mais alto reconhecimento da Nação.

Também em São Vicente, o político e diplomata português será alvo de uma homenagem por parte da Câmara Municipal local, que lhe irá atribuir a “Chave da Cidade do Mindelo”. O regresso à Praia será na mesma noite para depois viajar rumo a Portugal, depois de um périplo por alguns países africanos, nomeadamente Benim e Costa do Marfim.