Durante a conferência de imprensa conjunta com José Manuelel Durão Barroso, o Primeiro-Ministro fez questão de frisar o papel preponderante, diríamos mesmo, especial, que o português teria tido neste longo processo da atribuição da Parceria Especial a Cabo Verde, ainda quando era Primeiro-Ministro de Portugal.
“O Presidente José Manuel Durão Barroso é a primeira personalidade estrangeira com quem falei sobre a PE Cabo Verde/EU, enquanto Primeiro-Ministro de Portugal”, frisa o Chefe do Executivo cabo-verdiano.
Neves recorda das “dúvidas”, mas também “do entusiasmo partilhado entre os dois sobre essa possibilidade, na altura, do reforço das relações de amizade e de cooperação e a EU. Desde logo porque partilhamos dos mesmos valores da liberdade e da democracia, dos respeito pelos direitos humanos e do diálogo para a solução pacífica de conflictos, aliás valores que levaram a a EU a ser galardoado este ano de 2012 com o Prémio Nobel da Paz”, congratulou José Maria Neves.
O facto de cinco anos depois daquela primeira conversa, ter sido Durão Barroso, já então Presidente da Comissão Europeia, a assinar o acordo de Parceria Especial terá sido feliz coincidência assim como agora, volvidos cinco anos da sua assinatura, estava em Cabo Verde, o português, agora para comemorar o quinto aniversário dessa Parceria e rubricar novos acordos que vão certamente fortalecer ainda mais as relações de amizade e cooperação com Cabo Verde.
Neves destaca ainda o “papel decisivo de Durão Barroso na aproximação de Portugal à África e entre a Europa e a África, ainda enquanto Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e enquanto Ministro de Negócios Estrangeiros de seu país. Veja a notícia na versão vídeo no canal PMTV na YouTube, ou no facebook oficial do Primeiro-Ministro.
Veja, também alguns dos outros momentos mais importantes da visita do Presidente da Comissão Europeia à Assembleia Nacional e da sua visita ao NOSI, para além da sua visita a São Vicente, no canal YouTube PMTV ou no facebbok oficial do PM.