Notícias

Durão Barroso em Cabo Verde para comemoração e reforço da Parceria Especial

O Presidente da Comissão da união Europeia, Durão Barroso, estará em Cabo Verde, nos dias 26 e 27 de Outubro de 2012, para as comemorações do 5º aniversário da Parceria Especial entre Cabo Verde e a União Europeia, a convite do primeiro-Ministro de Cabo Verde, José Maria Neves. A expectativa é que as relações entre Cabo Verde e a União saiam reforçadas com a assinatura de alguns acordos, entre eles o acordo de facilitação de vistos.

É já no dia 26 de Outubro que o Presidente da Comissão da União europeia, desloca-se a Cabo Verde para uma visita de trabalho de dois dias, enquadrada nas comemorações do 5º aniversário da Parceria Especial Cabo Verde-União Europeia (UE).

Para estes dias estão previstas a assinatura do acordo de facilitação de vistos, com vista a, pese a redundância, facilitar a atribuição de vistos a diplomatas, empresários, artistas etc, em missão de trabalho aos países da União, para além do reforço de alguns aspectos pilares da referida Parceria, como sejam a questão da segurança e estabilidade, a questão da sociedade de informação e a convergência técnica e normativa entre Cabo Verde e a UE, segundo informou, hoje, o Primeiro-Ministro, José Maria Neves.

Inserido no seu programa de visita, Durão Barroso irá desenvolver contactos com o Presidente da República e o Parlamento, para além de outros importantes segmentos da sociedade civil cabo-verdiana, deu conta o Primeiro-Ministro, à margem da Conferência Final do Projecto Diáspora Contributo. Outro ponto é a visita à ilha de São Vicente.

Neves salienta a importância desta visita para o reforço das relações entre as Ilhas e a EU, bem como a ultima participação do Chefe do Executivo cabo-verdiano na última Conferência das Regiões Ultraperiféricas da União Europeia, bem como a visita recente do Presidente do Governo Regional das Canárias ao nosso país para o reforço das relações com a UE, através da aproximação às Regiões ultraperiféricas europeias, que é também um dos pilares da Parceria Especial, sendo que, diz Neves, há também a perspectiva de reforço da Conferência dos Arquipélagos da Macaronésia.