O Primeiro-Ministro, José Maria Neves, inaugurou, na noite desta quinta-feira, a primeira central híbrida solar-eólica, na região de Vale da Custa, Concelho de São Domingos. Mais uma “promessa feita e cumprida”, a exemplo da estrada de acesso à localidade, por parte deste governo, como salientou o Primeiro-ministro, José Maria Neves, no acto de inauguração do sistema. Uma grande alegria, certamente, para esta população que até esta vivia algo isolada e que agora pode beneficiar das vantagens de ter energia e ainda mais limpa.
Trata-se, enalteceu o Chefe do Governo, de um “importante” projecto para Vale da Custa, um projecto “significativo”, não só pelo evidente impacto na vida das pessoas daquela localidade, mas, igualmente, por ser a “primeira comunidade em toda ilha de Santiago” e um dos primeiros do país, a beneficiar de energia 100% renovável, enaltecendo ainda o impacto positivo em termos ambiental.
Esta nova central energética mista de Vale da Custa é um projecto em parceria com as Canárias, orçada em cerca de 497.500 euros e inclui um parque fotovoltaico (20,16 KWp), um parque eólico (10,5 KWp) e um sistema de armazenamento (baterias) e que irá beneficiar toda uma localidade em quase absoluto isolamento até há bem pouco tempo. O sistema possui, inclusive, um grupo eletrogéneo de 44 KWa, para caso de emergência entrar em funcionamento.
Essa experiência, de acordo com José Maria Neves, deverá ser estendida a outras comunidades com problema de abastecimento de energia. Também presente na cerimónia, o Presidente do Governo Regional das Canárias, D. Paulino Rivero Baute, reforçou a importância deste investimento conjunto com o Governo de Cabo Verde, o que constitui “grande satisfação” para ele e para o Governo que chefia.
Em nome da população local, o Presidente da Associação de Vale da Custa, Gilberto Tavares, agradeceu o esforço do Governo, na pessoa do Primeiro-Ministro, na montagem e execução do projecto que é agora uma realidade enumerando alguns dos benefícios para a sua população, nomeadamente ao nível da conservação dos alimentos, na possibilidade de criação de negócios na comunidade, no que concerne à melhor integração e informação da população, que pode agora assistir à televisão e ouvir a rádio em suas casas e, inclusive, beneficiar das maravilhas da internet.
O projecto da Central mista de Vale da Custa envolve ainda a formação, segundo o director de Serviço de Energia, Mário oliveira, da população tanto para o uso racional de energia, como a formação de técnicos locais para a manutenção do sistema de geração de energia.
Nesta sexta-feira, José Maria Neves foi a visitar a nova Casa das Canárias, inaugurada pelo Presidente do Governo Regional daquele arquipélago região autónoma de Espanha, situada no Platô, atrás do Tribunal da Comarca da Praia, na rua da Cruz Vermelha, tendo sido o edifício cedido pelo Governo para a sua implementação.