A Direção Geral das Pescas (DGP), organismo tutelado pelo Ministério das Infraestruturas e Economia Marítima, irá investir 42.000 (quarenta e dois mil contos) no Sector das Pescas, que passará a dispor de um Corpo de Inspetores para combater a Pesca Ilegal, não declarada e não regulamentada, e assegurar o cumprimento das Medidas de Gestão dos Recursos Marinhos em Cabo Verde.
Um total de 10 inspetores, todos com grau de licenciatura em Biologia, e com uma formação em fiscalização das Artes de Pesca, constituem o primeiro grupo de Agentes de Fiscalização Pesqueira que estarão no terreno a partir do mês de Outubro.
Trata-se de um investimento de 42.000 contos, que inclui um conjunto de ações virada para a garantia da Fiscalização Pesqueira em Cabo Verde. A formação aos agentes da Policia Marítima e IMP, e a aquisição de um conjunto de Kits de segurança e equipamentos eletrónicos, com destaque para o de seguimento de navios via satélite (Vessel Monitoring System – VMS), são alguns exemplos.
Estes vão juntar aos outros Inspetores da Direcção Geral das Pescas (DGP), para formar uma equipa versátil e competente que vão trabalhar em estreita colaboração com a Policia Marítima (PM), o Instituto Marítimo e Portuário (IMP), a Guarda Costeira (GC), a Direção Geral do Ambiente, (DGA) e a IGAE, numa estratégia sistémica de atuação, no âmbito dos protocolos de cooperação existentes.