O Centro de Apoio ao Migrante no País de Origem (CAMPO) promoveu sessões de informações ou esclarecimentos no interior da ilha de Santiago, mais concretamente na Câmara Municipal de Ribeira Grande, ontem, 24 de Setembro de 2012. As sessões prosseguem amanhã, quarta-feira, 26 de Setembro, na Câmara Municipal de São Miguel.
Ainda, no dia de amanhã, 26 de Setembro haverá uma Sessão de Esclarecimento para os estudantes que irão prosseguir os seus estudos na Argélia, às 10h00, na Reitoria da Uni-CV, Plateau, em parceria com a Direcção Geral do Ensino Superior (DGES).
O Centro de Apoio ao Migrante no País de Origem encontra-se integrado na administração pública cabo-verdiana, desde de Janeiro de 2012, sob tutela do Ministério das Comunidades.
Este Centro promove Sessões de Informação/Esclarecimentos a potenciais emigrantes em parceria com várias instituições, nomeadamente liceus, ONG’s, mas também Câmaras Municipais que disponibilizam vagas para prosseguimento de estudos superior e técnico-profissional fora de cabo Verde, em particular, para Portugal. Estas Sessões têm como objetivo principal transmitir informações úteis aos potenciais emigrantes, antes da partida, sobre: o sistema de ensino em Portugal; saúde e aspetos práticos, que passam pela abertura de contas em Portugal, transportes, alojamento, custos de vida, carta de condução e aspetos legais.
O CAMPO conta com uma Equipa de Mediadores que presta um atendimento individual, confidencial e gratuito, a partir do seu escritório, situado no Palmarejo, cidade da Praia.