Trata-se de Mário Camões, que foi ontem, 19 de Setembro de 2012, empossado ao cargo de Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República de Cabo Verde no Reino da Espanha. A tomada de posse aconteceu no MIREX, numa cerimónia solene presidida por Jorge Borges, Ministro das Relações Exteriores e testemunhada pelo corpo dirigente do MIREX.
No seu discurso, Mário Camões promete envidar todos os esforços com o propósito de ajudar a comunidade cabo-verdiana radicada em Espanha a mitigar os problemas decorrentes da desvantajosa situação económica por que passa atualmente o pais de acolhimento.
Manifestou também a sua vontade em acionar os bons ofícios da Embaixada junto das autoridades espanholas, com o objetivo de acelerar o processo de assinatura de alguns acordos que ainda estão por assinar, entre os dois países como a Dupla Tributação, a Promoção e Proteção Recíproca de investimentos e o Acordo em matéria de Segurança Social, constituindo este último um instrumento de capital importância para a Comunidade cabo-verdiana nesse país.
O novo Embaixador de Cabo Verde no Reino da Espanha refere ainda que pretende encontrar uma resposta verdadeiramente positiva aos desafios que tem à frente, nestes tempos de crise, pondo sempre, em primeiro lugar, a defesa dos superiores interesses da diplomacia cabo-verdiana.
Saliente-se que nos últimos anos Cabo Verde e Espanha vêm desenvolvendo uma relação político-diplomática de excelência. Relação está baseada nos pilares vertidos no Memorando de Entendimento assinado entre os dois países em Março de 2007, que estabeleceu uma relação privilegiada, a nível bilateral, nos planos estratégicos de Espanha para Africa; a nível do processo de Parceria Especial entre Cabo Verde e a União Europeia; no quadro da integração regional (engajamento da Espanha junto da CEDEAO); na implicação de Cabo Verde na Iniciativa Atlântico Sul liderada por Espanha e na integração regional com as RUP da Macaronésia.