Efectuada mais uma visita de trabalho às instalações do Núcleo Operacional da Sociedade de Informação (NOSi) e às obras do Data Center que faz parte do projecto do centro tecnológico, o Primeiro-Ministro, José Maria Neves não escondeu a sua satisfação com o que viu e ouviu sobre o trabalho desenvolvido pelo núcleo.
Um trabalho, a todos os títulos, “extraordinário, classificou o Chefe do Executivo, no domínio da governação electrónica e da sociedade de informação e “o data center é, a todos os títulos, uma obra extraordinária que vai alavancar uma grande mudança no domínio das tecnologias informacionais em Cabo Verde”, disse Neves sobre aquela infra-estrutura que irá comportar parte importante de toda a logística da rede de internet e comunicação do Estado, para além da sede do NOSi. Mais concretamente, a infra-estrutura irá comportar um centro de dados e uma central de operações para gerir a central de dados no qual vão estar concentradas todas as informações da governação electrónica, apara além da sede do NOSi.
A poucas horas de seguir viagem para Portugal (Açores e Lisboa) e para a Singapura, este último um importante centro internacional tecnológico, a visita ao NOSi é mais um sinal de que a possível parceria com empresas e instituições daquele país, assim como decorre com a gigante Huawei, empresa chinesa, estará na ordem do dia.
“Uma das vertentes da minha visita à Singapura tem a ver com a sociedade de informação e com as tecnologias informacionais em geral, em que vou discutir com as autoridades daquele país, para vermos se podemos estabelecer plataformas para o desenvolvimento da cooperação entre os dois países nesta área das tecnologias informacionais”, afirmou o Primeiro-Ministro. Aliás, o responsável máximo do Núcleo, Jorge Lopes, fará parte da comitiva que acompanhará José Maria Neves nessa viagem.
De referir que a construção do data Center é resultado da parceria com a China que é financiadora da primeira fase do projecto orçado em 17 milhões de dólares (perto de 1.5 milhões de contos.