O Centro de Apoio ao Migrante no País de Origem (CAMPO), a estrutura do Estado que promove sessões de Informações e Esclarecimentos a potenciais emigrantes com destino a Portugal realizará duas sessões esta semana no interior de Santiago: próxima quarta-feira, dias 29 de Agosto de 2012, na Câmara Municipal de São Salvador do Mundo e na próxima quinta-feira, 30 de Agosto de 2012, na Câmara Municipal do Tarrafal de Santiago.
As sessões tiveram o seu inicio no passado dia 09 de Agosto de 2012, na Câmara Municipal de Santa Cruz e têm como objetivo principal transmitir informações úteis aos potenciais emigrantes, antes da partida, sobre o sistema de ensino em Portugal, saúde, abertura de contas em, transportes, alojamento, custos de vida, carta de condução e aspetos legais.
Tendo em conta que este é um período em que os jovens e famílias têm que tomar decisões sobre formações, dentro ou fora de Cabo Verde, as Sessões de informação e aconselhamento prosseguirão até finais Setembro 2012.
A realização destas sessões conta com a parceria de várias instituições, nomeadamente, Centros de Emprego e Formação Profissional/ (IEFP), Delegações do Ministério da Educação nas respetivas ilhas e Municípios.
O Centro de Apoio ao Migrante no País de Origem (CAMPO) encontra-se integrado na administração pública cabo-verdiana, desde de Janeiro de 2012, sob tutela do Ministério das Comunidades.
Este Centro promove Sessões de Informação/Esclarecimentos a potenciais emigrantes em parceria com várias instituições, nomeadamente liceus, ONG’s, mas também Câmaras Municipais que disponibilizam vagas para prosseguimento de estudos superior e técnico-profissional fora de cabo Verde, em particular, para Portugal.
O CAMPO conta com uma Equipa de Mediadores que presta um atendimento individual, confidencial e gratuito, a partir do seu escritório, sito no Palmarejo, cidade da Praia.