A Japan International Cooperation Agency (JICA) organiza em colaboração com o Ministério das Relações Exteriores, uma consulta sobre o programa de cooperação em Cabo Verde, hoje, segunda-feira, dia 2 de Julho, na sala de reunião de 2° andar do MIREX. A reunião tem como objetivo explicar o Plano de Operações da Cooperação Japonesa em Cabo Verde e os seus procedimentos.
Contará com a presença de representantes da Embaixada do Japão acreditada em Cabo Verde, do escritório da JICA com sede em Dakar e de funcionários da JICA provenientes de Tóquio. Pela parte cabo-verdiana, estarão presentes o Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros, José Luis Rocha, do Ministério das Relações Exteriores, Representantes do Ministério das Finanças e do Planeamento e outos Ministérios Sectoriais.
Esta reunião servirá ainda de oportunidade para a JICA apresentar o plano de trabalho de três missões técnicas japonesas que estarão em Cabo Verde entre 2 a 27 de julho com o objectivo de elaborar estudos e identificar Projectos nas áreas de dessalinização da água, saneamento e energia renovável, bem como proceder à uma avaliação macroeconómica da conjuntura da divida em Cabo Verde.
O Japão, sendo uma nação insular, pretende, com base em sua experiência de desenvolvimento, contribuir para o crescimento económico de Cabo Verde através de reforço de infra-estruturas nos setores de energia, da água e do saneamento, através de empréstimos concessionais, combinados com a cooperação técnica. É neste contexto que o Governo do Japão assinou com o governo de Cabo Verde em Março de 2012, um empréstimo de ¥ 6186000000 japoneses, ou seja cerca de 6,2 milhões de contos cabo-verdianos para o financiamento do Projeto de desenvolvimento do Sistema de Transmissão e Distribuição de Electricidade em 6 ilhas de Cabo Verde.