Notícias

Governo e Nações Unidas assinam protocolo de Assistência ao Desenvolvimento para o ano 2012 – 2016

No quadro das relações de cooperação existentes, o Governo de Cabo Verde e o Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde (SNU) procedem à assinatura do UNDAF (United Nations Development Assistance Framework) – Quadro de Assistência ao Desenvolvimento – para o quinquénio 2012-2016. O acto de assinatura acontece, hoje, no dia 22 de Junho de 2012, às 11H30 no Ministério das Relações Exteriores, estando a Parte Cabo-verdiana representada pelo Director Nacional dos Assuntos Políticos e de Cooperação, Embaixador Fernando Wahnon Ferreira e o SNU, pela Coordenadora Residente, Petra Lantz.

Alinhado com as estratégias nacionais de desenvolvimento, o próximo UNDAF visa apoiar os esforços de desenvolvimento do país, estabelecendo quatro pilares: – Crescimento Inclusivo e Redução da Pobreza; Consolidação das Instituições, Democracia e Cidadania; Redução das Disparidades e Iniquidades e Sustentabilidade Ambiental e Adaptação às Mudanças Climáticas.

Paro o efeito, estão previstos 65 milhões de dólares a serem implementados durante a vigência do referido UNDAF e disponibilizados pelas 21 agências partes da iniciativa do Delivering as One (Juntos na Acção).

A ocasião será igualmente aproveitada para se proceder à assinatura dos Planos de Trabalho Anuais, para o ano de 2012, orçados em 11.994.994 USD.

As Nações Unidas têm sido um dos parceiros privilegiados de Cabo Verde, tendo como principais domínios de intervenção: integração da abordagem género no processo de desenvolvimento, a saúde reprodutiva e a planificação familiar, os direitos da mulher, desenvolvimento social das crianças e adolescentes; a luta contra a pobreza; a boa governação; a preservação do ambiente e os recursos naturais; a colecta e o tratamento de dados sócio-demográficos, combate à droga e HIV/SIDA.