O Primeiro-Ministro, José Maria Neves, que presidiu esta manhã a apresentação do Portal do Conhecimento, considerou esta ferramenta de capital importância para a criação de um sistema nacional de investigação proporcionando a divulgação e a partilha de informação entre a comunidade científica cabo-verdiana, acreditando que o portal poderá vir a transformar-se num acervo da cabo-verdianidade. Trata-se, salienta o Chefe do Executivo, de uma iniciativa “de capital importância” para a criação de um sistema nacional de investigação e um passo em direcção à democratização do conhecimento, podendo transformar-se em Acervo Científico da Cabo-verdianidade.
Em seu discurso, José Maria Neves começou por considerar a importância do conhecimento, mais concretamente da investigação científica em todo o processo da Agenda de Transformação e que levará Cabo Verde a patamares desejados de desenvolvimento. “… Cabo Verde, neste futuro que hoje estamos a construir, se afirmará pela qualidade dos seus investigadores, pela excelência da sua produção científica e pela sua integração plena dos investigadores cabo-verdianas nas da Ciência”, salienta.
E, afirma que para tal é preciso assumir o Conhecimento como “um espaço de livre acesso para resgatarmos a Ciência e incorporarmos atitude científica aos nossos caminhos”. Daí que a existência de um portal onde as universidades, os investigadores poderão expor e partilhar as suas produções, poderá ser de extrema importância para a solidificação da investigação científica em Cabo Verde.
“De certo modo, este portal poderá transformar-se em Acervo Científico da Cabo-verdianidade. Guiado pelo ideário generoso de acesso livre e aberto, salvaguardados que sejam a autoria e os seus inalienáveis direitos, o portal de conhecimento é sem dúvida um passo em direcção à democratização do conhecimento”, sublinha o Chefe do Executivo.
Por seu lado, o Ministro do Ensino Superior, António Correia e Silva reforça, justamente o objectivo deste portal de facilitar a busca e recolha de informação para as pesquisas sobre Cabo Verde e de investigadores cabo-verdianos, com informação científica relevante e actualizada.
E porque, o enriquecimento deste portal requer a participação dos investigadores, Correia e Silva apelou a que estes sejam generosos na partilha de suas teses e investigações, através do referido portal, o que beneficiária, também o autor que tem um espaço privilegiado para divulgação do seu trabalho. Inclusive, o Ministro avança a proposta para análise, da obrigatoriedade dos investigadores que estudem com benefícios públicos de contribuir para o enriquecimento do acervo do Portal.
O Portal do conhecimento coloca, neste momento de seu lançamento, com um acervo de perto de 600 documentos científicos, entre teses e dissertações, livros e capítulos de livros, artigos de revistas científicas, documentos estratégicos do governo, etc. Acesse-o através do endereço electrónico www.portaldoconhecimento.gov.cv.
Leia, na íntegra, o discurso do Primeiro-Ministro, José maria Neves, na apresentação do Portal do Conhecimento.