Notícias

António Correia e Silva trouxe ganhos importantes da sua missão às ilhas Canárias

O Ministro do Ensino Superior, Ciência e Inovação, António Correia e Silva trouxe um conjunto de ganhos importantes para Cabo Verde, na sequência da sua visita às ilhas Canárias, decorrida de 22 a 25 de Março de 2012.

Conforme a agenda, do encontro havido com o Instituto de Enfermedades Tropicales y Salud Pública de Canarias, este comprometeu-se, por um lado, a propiciar as condições necessárias para a criação do Instituto de estudo e investigação de doenças infecciosas tropicais de Cabo Verde e, por outro, disponibilizou 2 bolsas de aperfeiçoamento e prática a dois licenciados cabo-verdianos (a partir de Setembro deste ano), para estágio no tema “biologia molecular e imunologia no diagnóstico das doenças infecciosas”.

Neste quadro, o Ministério do Ensino Superior, Ciência e Inovação, em cooperação com aquele instituto, o Ministério da Saúde, a Universidade de Cabo Verde e as outras universidades do país vai lançar as bases de um laboratório partilhado de estudo e investigação de doenças infecciosas.

Com o Cabildo de Tenerife, o Ministro do Ensino Superior assinou um acordo no âmbito da qual o Cabildo disponibilizará 10 bolsas de estágios de 3 a 6 meses a diplomados cabo-verdianos, nas empresas inovadoras e tecnologicamente avançadas das Canárias. Do acordo, foram já identificadas como áreas prioritárias as seguintes: a concepção e construção de casas bioclimáticas; energias renováveis; depuração e reutilização das águas pluviais, entre outras.

Da Universidade de La Laguna, o MESCI vai ter o apoio para a instalação de um instrumento multimédia, de caracter pedagógico e de comunicação, desenvolvido por esta universidade, conhecida como a ULL-Multimédia.

Ainda, o MESCI irá contar com parceria desta universidade para a candidatura a uma convocatória da União Europeia destinada ao financiamento de projectos de investigação no domínio da água e saneamento, bem como a um edital de financiamento da participação dos nossos investigadores num programa de mobilidade inter-africana de investigadores. Na mesma ocasião, o MESCI requereu à ULL a realização em Cabo Verde de um curso para a formação de gestores e especialistas em formulação e apresentação de projectos de candidaturas a convocatórias (editais) internacionais, principalmente as da União Europeia.