Notícias

MESCI inaugura o Portal do Conhecimento de Cabo Verde

O Ministério do Ensino Superior, Ciência e Inovação inaugurou hoje, quarta-feira, 28 de Março de 2012, o Portal do Conhecimento de Cabo Verde. O acto de inauguração foi presidido pelo Primeiro-Ministro, José Maria Neves.

O Portal do Conhecimento de Cabo Verde (PCCV) constitui um ponto único de pesquisa de materiais bibliográficos de carácter académico e científico, nomeadamente, teses e dissertações, artigos de revistas científicas, actas de congressos, livros e capítulos de livros bem como fontes de pertinência científica tais como documentos estratégicos do Governo, estatísticas, estudos, planos estratégicos e outros.

No que toca aos objectivos, o PCCV tem como objectivo a recolha, agregação e indexação dos conteúdos científicos em acesso aberto (ou acesso livre), quer sejam provenientes dos repositórios institucionais das instituições nacionais de ensino superior e outras organizações de I&D do país, quer do resgate da produção científica sobre Cabo Verde e os cabo-verdianos elaborada no exterior em universidades e centros de investigação e registada em Cabo Verde ou mesmo a que foi gentilmente cedida pelos seus autores.

De frisar que este projecto enquadra-se no âmbito das políticas e estratégias do Ministério do Ensino Superior, Ciência e Inovação para a promoção e fomento da cultura científica, investigativa e tecnológica em Cabo Verde e, constitui uma mais-valia não apenas para a sociedade cabo-verdiana, em geral, como também para os universitários, os professores e investigadores, em particular, uma vez que proporciona a estes últimos a oportunidade de superarem um dos maiores obstáculos à operacionalização dos projectos de investigação que é o acesso à informação.

Note-se que iniciativas deste género são recentes no mundo todo e vêm ganhando fôlego no espaço de língua portuguesa, com Portugal e o Brasil na linha da frente, lançados que foram nesses países os projectos rcaap e oásis, respectivamente.

Neste sentido, baseado na filosofia de livre acesso, e implementando a estratégia de fazer das TICs uma via de acesso ao conhecimento, pretende-se que este portal seja uma referência para as comunidades de investigadores e professores cabo-verdianos, estimulando-os a aprendizagem contínua, ao mesmo tempo servir de referência aos PALOP e à Lusofonia em geral.

O Projecto PCCV é uma iniciativa do Ministério do Ensino Superior, Ciência e Inovação, desenvolvido em parceria com a Universidade do Minho de Portugal e o Núcleo Operacional da Sociedade de Informação – Nosi, tendo tido a colaboração cooperativa das instituições de ensino superior nacionais, com as quais o MESCI trabalha no estímulo e no sentido de dar visibilidade à produção científica nacional.