O Ministério do Desenvolvimento Rural, promoveu no passado Sábado, 24 de Março de 2012, uma Caminhada ecológica no perímetro florestal de São Jorge, interior de Santiago, abrangendo as escolas do EBI de Rui Vaz e de São Jorge/Longueira, cujo lema é “Uma árvore uma família. Uma floresta, uma comunidade”.
Esta caminhada ecológica, co-financiado pela FAO, FICASE e Ministério de Educação e Desporto, tem por objectivo a Sensibilização da população (através dos encarregados de educação) para a conservação e o uso sustentável dos recursos florestais de modo a contribuir para a conservação do solo, erosão hídrica e redução da pobreza. Destacando a importância socioeconómica, ambiental, cultural, a promoção de comportamentos e atitudes mais adequadas para a conservação dos recursos florestais e a protecção das florestas contra os incêndios florestais.
Enquadrado nas datas comemorativas o evento contou com uma Palestra sobre a importância das árvores e foram distribuídos cerca de 1000 plantas (fruteiras, florestais e ornamentais) aos alunos/encarregados de educação. Jogos ecológicos encerrou a actividade.