No dia da comemoração primeiro aniversário do Governo da VIII Legislatura, o elenco governamental e os demais dirigentes da Função Pública reuniram-se no Palácio do Governo para reflectirem sobre o programa “Mudar Para Competir: uma questão de atitude”. Durante o encontro foram apresentados os principais eixos e objectivos do programa e concluiu-se que as lideranças terão um papel fundamental na implementação de todo o plano do Executivo de reformar a Administração Pública.
O encontro teve lugar na Sala de Conferências do Governo, foi presidido pelo Primeiro-Ministro, José Maria Neves e teve como moderadores o Secretário de Estado da Administração Pública, Romeu Modesto e o Director da Unidade de Coordenação da reforma do Estado Carlos Santos.
Romeu Modesto, no final da conferência disse que o encontro foi muito importante e mostrou-se confiante no sucesso da implementação do programa, pois a participação de todos é fundamental. “Nós acreditamos que esse vai ser um dos Governos mais participativos que Cabo Verde já teve. E, para montar este programa “Mudar para Competir”, nós contamos com a participação do sector público, sector privado e sector social, referiu. Para o secretário de Estado da Administração Pública, os dirigentes da Função Pública terão um papel crucial na implementação do programa Mudar Para Competir. “As lideranças é que fazem a diferença pois, se os lideres unirem-se ao plano, nós conseguiremos introduzir grandes mudanças na Administração Pública, concluiu.
Romeu Modesto defendeu ainda que esta participação de todos na implementação do programa deve passar por um sistema de participação a três níveis: concepção, execução e resultados.
O programa Mudar para Competir será também apresentado à sociedade civil e a população em geral ainda no decurso do presente semestre.