Notícias

PM aposta na dinamização da economia com modernização do Porto da Praia

O Primeiro-Ministro está convicto que o “novo” Porto da Praia irá, “com certeza” criar novas dinâmicas de crescimento da economia e de competitividade para a ilha de Santiago e para todo o país. Trata-se, no dizer de José Maria Neves, de uma obra “grandiosa”, uma infra-estrutura “do primeiro mundo” e que, a juntar-se com as outras obras em praticamente todos os portos do país até 2014, vai ajudar a resolver “grandemente” os problemas de transporte marítimo nas Ilhas.

As obras desta segunda fase de ampliação e modernização do Porto da Praia, como constatou José Maria Neves esta manhã, vão a bom ritmo e, quando concluídas, irão trazer um impacto enorme para o país, considera o Primeiro-Ministro.

Trata-se de uma obra “grandiosa” e que na sua totalidade já ultrapassa os 150 milhões de dólares, resultante de uma parceria do Millenium Challenge Corporation, através do fundo do primeiro pacote do Millenium Challenge Account, com o Governo de Cabo Verde e Portugal, este último através de uma linha de crédito de 100 milhões de euros para a modernização dos portos.

As obras do Porto da Praia trarão novas e muito melhores condições para as operações e para a segurança portuária no porto da Praia e irão criar “novas dinâmicas de crescimento da economia e de competitividade” para a ilha de Santiago.

Neves lembra que neste momento decorrem ainda obras em praticamente todos os portos do país, à excepção do Maio e do Tarrafal de São Nicolau que deverão arrancar “proximamente”, trazendo grande benefícios, sobretudo para os transportes marítimos inter-ilhas que se apresentam como um dos grandes constrangimentos restritivos ao processo de desenvolvimento de Cabo Verde. Mais do que isso, novas possibilidades abrir-se-ão com estas modernas infra-estruturas, caso do turismo de cruzeiro, conforme referiu o próprio Primeiro-Ministro.

As obras para a segunda fase do Porto da Praia, segundo o primeiro-ministro, estão orçadas em 150 milhões de dólares e resultam de uma parceria do primeiro compacto do Millenium Challenge Account (MCA) com o Governo de Cabo Verde, e com Portugal, através de uma linha de crédito de cerca de 100 milhões de euros para a modernização dos portos de Cabo Verde.

Quanto às obras do porto da Praia, José Maria Neves afirma que elas ultrapassam as expectativas iniciais com novos porta contentores, novos edifícios, um cais moderno de 490 metros de cumprimento, incluindo um manto de protecção do parque de contentores e quebra mares de 234 metros de extensão. A instalação de um sistema de apoio à navegação, a construção de um parque de contentores e a drenagem da bacia de manobra para fundos são outros aspectos contemplados nessa grande empreitada.

As obras do porto da Praia encontram-se em fase “bastante adiantada” e, de acordo com o Chefe do Executivo, no horizonte de 2014 Cabo Verde deverá ter portos modernos coma conclusão dos outros portos pelas Ilhas, que irão contribuir para um crescimento “grande do turismo cruzeiro, por exemplo.