Notícias

Cabo Verde acolhe reunião dos Directores Gerais do Emprego dos PALOP e Timor Leste

A Cidade da Praia acolhe nos dias 27, 28 e 29 de Fevereiro e 01 de Março de 2012, o Encontro dos Directores Gerais do Emprego dos PALOP e Timor Leste. O objectivo do encontro prende-se com a troca de ideias no que tange ao aperfeiçoamento de medidas de política da Formação Profissional e do Emprego Produtivo, bem como debater, planear e propor medidas que estimulem a Cooperação Solidária em matéria de Emprego e Formação Profissional entre os Países. O acto de abertura do evento teve lugar, hoje 27 de Fevereiro, na Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde e foi presidida pela Ministra que tutela das áreas do Emprego e Formação Profissional, Janira Hopffer Almada. 

Iniciada com os PALOP há cerca de 20 anos (1992, 7º FED), a Cooperação da UE foi alargada a Timor-Leste em 2007, no quadro do 10º FED (2008-2013), com o objectivo de promover a eficácia dos Governos, nomeadamente a nível da melhoria das suas capacidades para a prestação de serviços públicos, numa abordagem plurinacional tendente à resolução de problemas comuns.

Desde então que Angola, Cabo-Verde, Guiné-bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor Leste estão comprometidos no prosseguimento e reforço da sua cooperação, beneficiando da troca de experiências e de conhecimentos para a elaboração de respostas comuns a necessidades conjuntamente identificadas, como um factor relevante para o crescimento sustentável inclusivo.

O Projecto de Apoio ao Sector da Formação Profissional nos PALOP (PASFP) nasce da decisão tomada no decorrer de duas reuniões de ON dos PALOP – Maputo 2005 e Bruxelas 2006 – de focalizar as estratégias de apoio ao desenvolvimento no sector do Emprego e da Formação Profissional, tendo, desde logo, ficado definido que Cabo Verde assumiria a liderança do processo.

Na base da identidade entre os seis países, não descurando a valorização das suas especificidades, o PASFP propõe promover e encorajar as trocas de informação, de conhecimentos e de boas práticas entre países que falam a mesma língua e possuem uma mesma herança cultural e administrativa.

É neste sentido, que o Governo de Cabo Verde, através do Ministério da Juventude, Emprego e Desenvolvimento dos Recursos Humanos, em parceria com o PASFP PALOP e a União Europeia, realizam o referido encontro.