Notícias

PM quer enfoque na Qualidade e sustentabilidade do Ensino Superior no país

O Primeiro-Ministro, José Maria Neves, abriu nesta terça-feira, o Fórum Nacional sobre o Ensino Superior pondo a tónica no que deve ser a preocupação maior deste certame, a qualidade e a sustentabilidade do Ensino Superior. Para José Maria Neves é chegada a hora de dar o “salto qualitativo” e aponta, também, a sustentabilidade do sistema de bolsas como grande preocupação. Neste sentido, o Governo avança com uma proposta de um Fundo de Garantia Mútua.

Em sua intervenção Neves enfatiza os ganhos conseguidos desde 2001 a essa parte, sendo que conseguida a implementação e solidificação do sistema de Ensino Superior em Cabo Verde é chegada a hora do “salto qualitativo”, para que este possa continuar a contribuir cada vez mais para o cumprimento da agenda de transformação económica e social de Cabo Verde, como sugere aliás o tema do Fórum

“Como é que o Ensino Superior pode Contribuir para a Agenda de Transformação Económica e Social de Cabo Verde.

Daí que afirme, “a excelência é o ponto de referência na visão que temos do ensino superior, já que Cabo Verde ora País de Rendimento Médio e, com o desígnio de vencer a batalha do Desenvolvimento, integra uma competição crescente do mundo globalizado, das tecnologias de comunicação e informação e das reformatações económicas”.

O Chefe do Governo deixa ainda algumas pistas para reflexão e debate, como a importância da introdução das provas de acesso que, segundo ele permitirão elevar “substancialmente” o nível de qualidade e estabelecer um perfil de competências dos candidatos a ingressar nos cursos superiores.

“Não se chega à qualidade com facilitismos, mas com a exigência, o rigor e a elevação do padrão”, enfatiza, sublinhando ainda a preocupação do Governo, através do Ministério do Ensino Superior, de trabalhar para que os alunos cabo-verdianos possam competir em pé de igualmente com os de outros países.

De entre as preocupações mencionadas por José Maria Neves está a sustentabilidade do sistema de ensino superior, sobretudo em relação à sustentabilidade do sistema de bolsas de estudos, em que cada vez há mais gente a procurar as universidades. Neste âmbito, o Governo está a discutir novos mecanismos de financiamento e o Chefe do Executivo anunciou a intenção do Governo em avançar com um Fundo de Garantia Mútua para financiamento das bolsas, projectos de investigação científica e qualificação dos professores.

Tal fundo, cujos estudos para a sua implementação estão já a ser executados, deverá contar com a participação do Governo, do Banco Mundial e de outras instituições, incluindo privadas, para além dos bancos cabo-verdianos e os próprios beneficiários e respectivas famílias.

Ainda na linha da frente das preocupações está a preparação e capacitação dos professores em que a meta é garantir, para breve, um corpo docente composto na sua maioria por doutorados e pós doutorados.

“Estamos conscientes e empenhados a introduzir mecanismos de formação mais avançada para o corpo docente, através do fomento de condições de formação contínua e de intercâmbio, bem como mobilidade académica inter-universitário, quer nacional, quer internacional”, salienta.

Para além desses, há ainda a preocupação com o aumento do número de professores a tempo inteiro nas universidades, uma aposta mais forte na investigação científica, mais investimentos nas infra-estruturas e nas novas tecnologias entre outras referenciadas pelo Primeiro-Ministro e que o leitor pode conferir na leitura, na íntegra do discurso em questão.

Leia na íntegra o Discurso do Primeiro – Ministro na abertura do Fórum Ensino Superior em Cabo Verde