Os dados foram divulgados hoje, 25 de Janeiro de 2012, pela Organização de Repórteres Sem Fronteiras (RSF) e situam Cabo Verde entre os 10 países com maior liberdade de informação. Numa lista que engloba 179 países, encontram-se nos primeiros 10 classificados a Noruega, Finlândia, Estónia, Holanda, Áustria, Islândia, Luxemburgo e Suíça, Cabo Verde e Canadá.
O arquipélago cabo-verdiano, segundo o relatório dos RSF, ocupava em 2010, 26º lugar no ranking de países com maior liberdade de imprensa. Este novo relatório que pontua o nosso país em nona posição o que revela uma melhoria significativa. Cabo Verde destac-se como a única nação africana e unica não europeia, a conquistar um lugar no top dez. “A imprensa é plural e acreditamos que os títulos têm toda a liberdade”, disse Jean-François Julliard, secretário-geral da RSF. O documento indica ainda que nas ilhas, em 2011, não se registou obstáculos ao trabalho dos jornalistas.
De acordo o relatório divulgado pela Organização dos Repórteres Sem Fronteiras, o ano passado não foi bom para a actividade jornalística a nível mundial. Destaca alguns acontecimentos, como agressão, prisão de alguns jornalistas no exercicio de sua funçaõ, o que põe em causa a liberdade de imprensa em alguns países da Europa e nos Estados Unidos. França (38ª), Reino Unido (28) e Estados Unidos (47ª) eram considerados, historicamente, como os mais democráticos em relação à liberdade de imprensa não estão a dar o exemplo que deveriam. O mesmo documento mostra que estes países desceram no ranking e ocupam, agora, lugares longe do top de estados com maior liberdade de imprensa.
A ocupar os últimos lugares da lista de 179 países avaliados pelos RSF estão a Coreia do Norte, Síria, Irão, Eritreia, com menos liberdade de informação.