O Ministro do Ensino Superior Ciência e Inovação, António Correia e Silva, realizou, ontem, 09 de Janeiro, pelas 11h00, na sala de reunião do Ministério da Educação, um encontro de trabalho com uma delegação da Bridgewater State University em missão em Cabo Verde.
António Correia e Silva, ciente da boa cooperação que essa instituição norte-americana tem mantido com a Universidade de Cabo Verde, aproveita para inscrever novas preocupações do Governo, que se prendem, sobretudo, com a criação de um pólo integrado de formação na ilha do Fogo, a exemplo do que se conhece como “Community College”, nos Estados Unidos da América, integrando a formação profissional com o ensino superior.
Com a criação dos Colégios Universitários, a intenção do Governo é juntar os principais actores sociais, designadamente as Câmaras Municipais, as empresas locais e as universidades na realização do bem comum, capacitando jovens em áreas prioritárias e estratégicas para o desenvolvimento não só da ilha do Fogo, como também das outras ilhas, tendo em conta que esta iniciativa é para alargar a todas as ilhas do arquipélago.
Para o Chefe da missão, o Doutor Danna Faria, “a preocupação dos colégios comunitários não se restringe apenas ao treinamento técnico dos formandos, mas também ao ambiente económico da comunidade. Neste sentido, é fundamental focalizar as ofertas formativas para o seu desenvolvimento económico”.
Conhecedor da sua experiência e know-how nesta matéria, o MESCI solicitou à Bridgewater State University todo o apoio técnico necessário para a concepção, regulamentação e implementação deste ensaio em Cabo Verde, que deve ser vincado com a assinatura de um protocolo, para que se possa rentabilizar os recursos necessários para o efeito.
Com base nisso, o Chefe da missão comprometeu-se envidar todos os esforços, no sentido de mandar alguns experts norte-americanos para assessorar o Ministério do Ensino Superior, Ciência e Inovação nesta matéria.