O Ministério do Ensino Superior, Ciência e Inovação faz amanhã, sexta-feira, 23 de Dezembro, a apresentação pública da Escola Superior de Ciências Agrárias e Ambientais, uma cerimónia que terá lugar no Centro de Formação do INIDA, em São Jorge dos Órgãos, pelas 10h30.
A Escola Superior de Ciências Agrárias e Ambientais – ECAA será criada como uma nova Unidade Orgânica da Uni-CV com a missão de realizar formações humana, cultural, científica e técnica no domínio das ciências agrárias e ambientais; realização de investigação fundamental e aplicada; prestação de serviços à comunidade nas áreas da sua prática científica e intercâmbio cultural, científico e técnico com instituições congéneres, nacionais e estrangeiras.
Paralelamente à cerimónia de apresentação pública da ECCA, a Universidade de Cabo Verde lança o Curso de Estudo Superior Profissionalizante (CESP) – Técnico em Extensão Rural. O referido curso visa responder as necessidades de capacitação a nível operacional existentes nesse domínio. A formação ocorrerá em 15 meses e conferirá aos 25 formandos um diploma de Técnico Profissional de Nível IV. As competências do Técnico em Extensão Rural devem credenciá-lo ao exercício profissional nesta área, designadamente na transferência de pacotes técnicos de vulgarização, capacitando-o a dominar conhecimentos e técnicas relativas às novas tecnologias e processos de produção agrícola, pecuária e silvícola; desenvolver habilidades para gestão do agronegócio em sintonia com o mercado globalizado e domínio de processos de produção vegetal e produção e sanidade animal.
A Sessão será presidida pelos ministros do Desenvolvimento Rural, a Eva Ortet e do Ensino Superior, Ciência e Inovação, António Correia e Silva e pelo Reitor da Universidade de Cabo Verde, Paulino Fortes.