Notícias

Comunicado do Governo por ocasião do falecimento da artista Cesária Évora

Cabo Verde amanheceu hoje sem a voz viva de Cesária Évora. A voz que cantou a alma e a cultura do nosso povo e divulgou de forma sem precedentes pelo planeta, a nossa língua e a nossa música. Cesária Évora tornou-se sinónimo de Cabo Verde em vários cantos do Mundo.

A sua contribuição no engrandecimento da nossa nação é eterna. O nosso reconhecimento é da mesma dimensão.

Nesta hora de pesar, o Governo de Cabo Verde, endereça à família enlutada as mais sentidas condolências e envia a todo o povo cabo-verdiano uma mensagem de união na dor.

Em reconhecimento da grandeza da figura ímpar que foi Cesária Évora, o Governo de Cabo Verde garantirá nas suas exéquias fúnebres todas as honras que a saudosa artista merece.

O Governo decreta luto nacional, por um período de 48 horas, com efeitos a partir das 00h00 do dia 18 de Dezembro e uma tolerância de ponto para a ilha de São Vicente no dia do funeral.

A memória de Cesária Évora será perpetuada para as futuras gerações. O Governo de Cabo Verde realizará acções que visem nos próximos tempos, registar, difundir, honrar e ensinar as virtudes dessa grande personalidade da nossa cultura.