O Governo avança José Maria Neves, está a trabalhar para dotar o Hospital Baptista de Sousa de um Plano Director consistente para acautelar o futuro daquela instituição de saúde e a sua expansão. O futuro passa ainda pela criação de uma região sanitária em São Vicente que possa estabelecer uma rede mais eficaz entre o Hospital, os centros de saúde e os outros centros especializados e, poder tirar melhor proveito dos meios disponíveis.
“Temos de procurar, também, as complementaridades entre o sector público e o privado, desenvolver mais o sistema de seguro na área da saúde e continuar a melhorar a prestação de serviços de saúde em Cabo Verde”, acrescenta o Primeiro-Ministro.
Uma experiência que tem dado certo com a região sanitária de Santiago – norte, – a primeira e única região sanitária até agora -, contribuindo para uma melhor eficácia na prestação dos serviços de saúde. A ilha do Fogo e a Brava também deverão ser decretados uma única região sanitária com o funcionamento em rede e em regime de complementaridade entre os vários estabelecimentos de saúde nas duas ilhas.
Alguns passos já estão a ser dados nesse sentido, com o alargamento do Hospital regional em São Filipe, graças à generosidade dos padres capuchinhos que doaram o Hospital São Francisco ao Governo. Sobre o Hospital Regional de Santiago – norte, o Primeiro-Ministro considerou que está “a reorganizar-se” e está a “melhorar”, sendo que é vontade do Governo que esta seja um hospital de referência.