Os resultados alcançados por Cabo Verde na implementação do “Improvement of Business Lifecycle Services Project” estão a merecer o reconhecimento do Investment Climate Facilility -ICF. “Nós congratulamos com o Governo de Cabo Verde por ter completado o projecto com sucesso. Expressamos satisfação e confiança nesta nova dinâmica introduzida com a criação da Casa do Cidadão e sua expansão através de balcões da Casa do Cidadão Móvel. Esta é uma realização importante pois representa a introdução da acessibilidade e da transparência do registo e procedimentos de licenciamento, em um País insular”, afirmou o executivo chefe do Officer of the Investment Climate Facilility for África-ICF, Omari Issa, que juntamente com a directora de comunicação, Emilienne Macauley e o gestor de implementação de projectos, Neema Ndunguru, chega a hoje a Cabo Verde.
A visita com duração de dois dias começa no NOSI onde Omari Issa vai se encontrar com o grupo de implementação do projecto. Refira-se que esta parceria com o ICF permitiu o desenvolvimento e a implementação dos produtos de Governação Electrónica voltados para a melhoria de ambiente de negócios – empresa no dia, licenciamento a retalho, licenciamento a grosso, licenciamento industrial, licenciamento da construção civil e licenciamento do turismo. Estes produtos têm possibilitado o reforço institucional da Administração Pública central e municipal, que passam a ter maior celeridade na prestação de serviços e redução de custo, impactado no Doing Business.
Na sexta-feira, dia 9 de Dezembro, pelas 9 horas, a missão do ICF visitará a Casa do Cidadão, onde será realizada a cerimónia de entrega e encerramento do Projecto, que contará com a presença do Secretário de Estado da Administração Pública.