Notícias

Embaixadores estrangeiros elogiam seriedade de Cabo Verde

Depois de ouvirem a exposição do Primeiro-Ministro, José Maria Neves – num almoço convívio com os diplomatas estrangeiros acreditados em Cabo Verde que decorreu no passado fim-de-semana – a embaixadora do Brasil, Maria Dulce Barros, foi a porta-voz do grupo para dar conta da elevada admiração por Cabo Verde. A embaixadora do Brasil considera o arquipélago como um país exemplar e, afirmou a sua convicção de que o Governo saberá vencer mais este desafio da crise internacional. 

Falando em nome dos demais diplomatas presentes, a Embaixadora do Brasil, Maria Dulce Barros, realçou a grande reputação de transparência e da boa Governação “que são patrimónios que Cabo Verde pode ostentar com muito orgulho”.

“Não somos nós que estamos dizendo, mas é um facto reconhecido internacionalmente”, enfatiza, sublinhando os exemplos dos relatórios de instituições idóneas e imparciais como a “Doing Business” e o Banco Mundial, entre outras que consideram Cabo Verde um exemplo de governação em África e no mundo.

Acreditando na palavra do Primeiro-Ministro (ver texto: PM optimista sobre capacidade de Cabo Verde vencer a crise internacional), os diplomatas mostraram partilhar do optimismo do Chefe do Governo, e reforçaram a sua confiança na capacidade da governação de José Maria Neves para enfrentar com sucesso todos os desafios que se colocam, nomeadamente a crise na zona Euro, e o desafio da coabitação política.

Descontraidamente, os diplomatas puseram as suas questões e puderam obter respostas directas do Primeiro-Ministro que, como tiveram a ocasião de exprimir, veio a reforçar ainda mais a sua confiança neste país e neste Governo (ver ainda o texto: PM afirma abertura para cooperação institucional com PR).

Estes ainda sublinharam o grande espírito de colaboração por parte, não só do Ministério das Relações Exteriores, mas de todos os demais órgãos do Governo, que muito facilitam o acesso às informações.

“Somos mimados, porque somos bem tratados, a maneira de acesso que temos às autoridades para conseguir obter informações, tirar dúvidas, pedir auxílio na organização de missões, enfim”, observa, acrescentando que “é um privilégio servir em Cabo Verde por conta disso”. Aliás, argumenta a embaixadora do Brasil, “este almoço é a prova cabal do que eu estou dizendo é muito verdadeiro”.

Uma iniciativa muito louvada e que deverá ter seguimento. O almoço decorreu nas instalações da Polícia Nacional na localidade rural de Achada Colaço em Santa Cruz.