O Primeiro-Ministro, José Maria Neves, recebeu em audiência, esta quinta-feira, 03 de Outubro, no Palácio da Várzea, um grupo de agentes e especialistas económicos. A reunião aconteceu na sequência de um encontro de reflexão com o grupo promovido pelo Gabinete do Chefe do Executivo que ocorreu ontem, sobre a crise que afecta a zona Euro e as repercussões na economia cabo-verdiana. Trata-se de uma iniciativa que pretende reunir consensos e ideias sobre as medidas a tomar, no sentido de prevenir e/ou reduzir o impacto da crise no país. Ainda na manhã de hoje, Neves encontrou-se com o Governador do Banco de Cabo Verde, Carlos Burgo.
Durante a audiência com os restantes protagonistas que compõem esse grupo de reflexão reunido pelo Primeiro-Ministro, estes tiveram a oportunidade de aprofundar as discussões sobre o tema acima referido e perspectivar algumas medidas de política para fazer face à crise e garantir o crescimento sustentado da nossa economia.
Logo a seguir, José Maria Neves recebeu em seu gabinete, o Governador do Banco de Cabo Verde, versando ainda o tema da crise na zona Euro e os possíveis impactos na economia cabo-verdiana. Trata-se de uma questão que está no centro da actualidade cabo-verdiana, sendo que muitos dos países dessa zona económica são os principais parceiros de Cabo Verde, sem contar que a nossa moeda, o escudo, está directamente atrelada ao euro.
Ainda hoje, o Chefe do Executivo, recebe o Núcleo de Pesquisa para a Elaboração da História da Literatura Cabo-verdiana. O Núcleo, que integra professores universitários e especialistas cabo-verdianos, portugueses e brasileiros apresenta ao Chefe do Governo pesquisas, até o momento realizadas, referentes à história da literatura de Cabo verde.
E, para completar o dia, logo mais, às 18h:00, José Maria Neves preside a cerimónia de posse da nova direcção da Câmara do Comércio, Industria e Serviços de Sotavento.