O Conselho Nacional de Família (CNF) reúne-se pela 3ª vez desde a sua criação em 2009, hoje, sexta-feira, 21 de Outubro, pelas 15H00, no Auditório do Centro de Formação Profissional da Praia (sito em Chã de Areia). O acto vai ser presidido pela Ministra da Juventude, Emprego e Desenvolvimento dos Recursos Humanos, Janira Hopffer Almada, que agora responde, também, pelas pastas de Desenvolvimento Social e Família.
Refira-se que, este encontro do CNF tem por objectivo retomar os trabalhos já iniciados e, conjuntamente com todos os membros definir as orientações necessárias ao funcionamento e dinamização do mesmo, bem como perspectivar a implementação do Plano Nacional de Acção para a Promoção e Desenvolvimento da Família Cabo-verdiana que foi validado em Maio último na Praia e em Junho na ilha de S. Vicente.
O Conselho Nacional de Família foi criado em 2009, com a então orgânica do Ministério do Trabalho, Família e Solidariedade Social. O CNF é uma instância colegial de carácter consultivo do Ministério que tutela as questões da família. Tem como objectivo assegurar a participação dos parceiros sociais na formulação de estratégias de protecção da família e de promoção de condições que assegurem a estabilidade dos agregados familiares, permitindo o cumprimento da sua função social e da sua missão de guardiã de valores morais reconhecidos pela sociedade. Compete ainda ao Conselho, criar as condições de realização pessoal dos membros integrantes da família, acompanhando e avaliando a acção dos organismos públicos e da sociedade nessa matéria.
Fazem parte deste Conselho, os departamentos do Governo responsáveis pelas áreas de: Trabalho, Família e Solidariedade Social, Administração Interna, Justiça, Ambiente, MITEM, Turismo, Saúde, Educação e Desporto, Ensino Superior, Ciência e Cultura, Habitação, Juventude e Migrações. Integram ainda o Conselho, as seguintes entidades: representantes da Uni – CV, das confissões religiosas em Cabo Verde, da Plataforma das ONG’s, da Associação Nacional dos Municípios Cabo Verde e duas personalidades de reconhecido mérito em assuntos da família, indicadas pelo Presidente do Conselho (a Comissão Nacional de Direitos Humanos e Cidadania e a Associação dos Jornalistas de Cabo Verde).