O relatório acabado de ser publicado pelo Banco Mundial, classifica Cabo Verde entre os 12 países que mais progressos fizeram no que tange ao ambiente de negócios, confirmando assim a forte tendência reformadora da nossa Administração Pública, que já o ano passado fizera o país merecer a distinção de um dos países mais reformadores. Cabo Verde subiu 13 pontos, em relação ao ano passado, estando agora na 119º posição do ranking global que envolve cerca de 183 países estudados.
Hoje, às 10h:30, o Primeiro-Ministro, José Maria Neves, presidirá a cerimónia de apresentação pública do referido relatório, acto que decorre na sala de conferências do Palácio da Várzea.
A subida de Cabo Verde no ranking da Doing Business tem sido vertiginosa, sendo que em 2009 o país ocupava a 147º posição, o que comprova a eficácia das reformas que vêm sendo implementadas pelo Governo através da Reforma do Estado.
Na frente dessa lista da Doing Business estão as Filipinas, enquanto Marrocos é o país que mais melhorou o seu ambiente de negócios este ano, subindo 21 posições (94º lugar), liderando o grupo em que se insere Cabo Verde, dos 12 países que mais progrediram nesse aspecto.
São Tomé, Serra Leoa e Burundi, são os outros países africanos nesse grupo dos 12 que inclui ainda, países como a Macedónia, a Arménia, Colômbia, e a República da Coreia que pela primeira vez está no top dez do referido ranking.
De referir que o Governo espera continuar nessa senda das melhorias do seu desempenho em relação ao relatório Doing Business, sendo que está-se na fase de implementação do Programa “Mudar para Competir “, que engloba cerca de 100 medidas de reformas na administração pública, o que irá garantir maior simplificação dos procedimentos e modernização de serviços para a melhoria do ambiente de negócios e para a satisfação do cidadão.