Notícias

Humberto Brito fala da situação da Electra e anuncia medidas para combater os cortes de energia

Informar os cabo-verdianos sobre a situação actual da Electra e anunciar as medidas que o Governo para resolver o “grave problema” da falta de energia no país. Foi o objectivo da Conferência de Imprensa concedida pelo Ministro da Turismo, Indústria e Energia, Humberto Brito, na passada segunda feira, 03 de Outubro de 2011.

Humberto Brito apela a todos os utentes, que usufruem dos serviços da Electra, a efectuarem o pagamento das facturas atempadamente, visto que “sem pagamento não pode haver serviço”, porque “a capacidade da empresa distribuir energia depende muito da arrecadação de receitas, que passa pela facturação e cobrança”.

Humberto Brito afirma que o Governo, através do seu ministério e do Ministério das Finanças tem acompanhado “muito por dentro” a situação de Electra e nos últimos quatro meses tem traçado algumas medidas com vista a resolver o problema que tanto tem afectado os cidadãos e a economia do país.

Uma das medidas prende-se com a divisão da empresa em Electra do Norte e Electra Sul, na passada sexta-feira, 30 de Setembro na Assembleia-geral da Electra. “Estamos num processo de transição para um modelo de gestão diferente e esperamos que venha a contribuir para que haja uma maior proximidade da empresa ao cliente, relativamente a prestação de informações mas, também, uma melhoria de qualidade de serviços que as empresas prestam”.

Brito lembrou que neste momento encontram-se disponíveis novas formas de pagamento de facturas através das lojas da empresa que passam a estar abertas até as 18 horas.

Outra novidade é que o cliente agora pode pagar as suas contas de luz e de água através do serviço 24 e do telemóvel e, ainda, através da Casa do Cidadão, as pessoas podem ter acesso as facilidades que lhes permitem fazer o pagamento on line.

O Ministro de Energia anunciou que estão a ser criadas um conjunto de outras medidas com vista a um melhor controlo e acompanhamento das redes e da acção ilegal, como fraudes e roubo de energias que existem. “Em todas as casas há uma ligação directa aos Postos de Transformação (PT) e, com isto, sabemos, a cada momento, onde estão os clientes, quais são os seus consumos e sabemos exactamente que para cada PT, que tem habitualmente 200 clientes, o nível de consumo e de perdas. O que vai facilitar a actuação das autoridades”, garante o governante.

A credenciação de electricistas e empresas para fazerem vistorias nas casas é outra iniciativa a ser implementada onde à Electra caberá somente o “papel de ligar a energia em casa das pessoas, deixando a responsabilidade de fazer vistorias as empresas credenciadas para tal”, informa Brito.

O Ministro de Energia anunciou ainda que “os aerogeradores já estão a funcionar e esperamos que nos próximos dias venham a ter um nível de penetração maior” e perspectiva, com isso, duplicar a capacidade de energia fornecida na ilha de Santiago até ao inicio do ano 2012.

Humberto Brito não adiantou uma data para o fim dos cortes de fornecimento de energia, porque trata-se de “um problema grave e que requer tempo” para ser solucionado. Por agora, a preocupação é “criar condições financeiras para que as interrupções de energia por deficiência de tesouraria sejam mínimas”, para isso, conta com “a disponibilidade das pessoas em honrarem os seus compromissos de fornecimento até porque somos todos, a sociedade de uma forma geral, os beneficiados deste tipo de acções”.