O Ministério da Educação e Desporto, em colaboração com o Instituto Francês de Cabo Verde, o Fundo das Nações Unidas para a Agricultura e a Direcção Geral de Agricultura, Sivicultura e Pecuária, promove nesta segunda-feira, 19 de Setembro, uma Exposição Itinerante “Floresta, Comunidade Viva”, nas escolas secundárias. O evento acontece na Escola Secundária Manuel Lopes, em Calabaceira e conta com a presença dos principais intervenientes nesta acção, nomeadamente representantes das Nações Unidas e da FAO, bem como Directores das Escolas Secundárias, que irão acolher a exposição.
Esta iniciativa surgiu a partir da proclamação do ano 2011 pelas Nações Unidas como o ano Internacional das Florestas sob o tema “Florestas para o Povo”. Sendo as escolas o espaço que alberga uma importante comunidade com papel fundamental na mudança de actividades e comportamentos, o MED, em parceria com as instituições acima referidas, abraçou a ideia de realizar no inicio do ano lectivo 2011-2012, uma exposição itinerante, nas Escolas Secundárias.
O objectivo da referida exposição é dar a conhecer à comunidade educativa os principais recursos florestais existentes no Mundo e em Cabo Verde, bem como a importância dos mesmos.
A exposição fotográfica será acompanhada por uma amostra dos produtos confeccionados com material da floresta (bancos, porta-canetas, enfeites, arranjos para mesa). Igualmente, será ministrada uma palestra em cada escola versando sobre a importância da floresta, protecção da camada de ozono e outros temas ambientais.