A cerimónia de abertura do referido curso, teve lugar ontem, 05 de Setembro de 2011, pelas 16h30, no Auditório do Campus do Palmarejo, e foi presidida pelo Ministro do Ensino Superior, Ciência e Inovação, António Correia e Silva e a Ministra Adjunta e da Saúde, Cristina Fontes Lima.
Para António Correia e Silva, esse curso de mestrado materializa uma das principais orientações do desenvolvimento da Universidade Pública, que é a de uma cultura institucional de rede. A de laborar em parceria, potenciando afinidades de missão com outras universidades e outras instituições.
Igualmente, o responsável pelo Ensino Superior ressalta que não há desenvolvimento para Cabo Verde que passe ao lado da concepção e implementação de políticas públicas inovadoras, assertivas e à altura da dimensão dos problemas que a manutenção da saúde colectiva demanda numa sociedade em mudança como é a nossa.
Na mesma linha de pensamento, o MESCI destaca que a Orgânica do Governo para a VIII Legislatura estabelece entre os dois ministérios (MESCI e MS) um forte trabalho colaborativo, de modo a que a formação superior fortaleça o sistema nacional de saúde, proporcionando-lhe profissionais qualificados e requalificados, potenciando a investigação aplicada, e o sistema nacional de saúde por sua vez possibilite às instituições formativas um processo pedagógico mais experimental e próximo do contexto real.
Estiveram presentes na cerimónia, o Reitor, dirigentes e professores da Universidade de Cabo Verde, representante da OMS em Cabo Verde, representantes da UNESP, dirigentes do Ministério da Saúde, alunos inscritos no referido curso, entre outros convidados.
Leia na integra o discurso do MESCI, António Correia e Silva: Discurso de abertura do mestrado em Saúde Pública