O Ministério do Ambiente, Habitação e Ordenamento do Território, promove a terceira edição da Feira Internacional de Construção e Habitação – FICH, como forma de concretização dos projectos previstos no Programa “Casa para Todos”. Sob o lema “Por um Habitat Sustentável” o evento vai decorrer na FIC, situado no hangar do antigo aeroporto da Praia, nos dias 07, 08 e 09 de Outubro de 2011.
O evento conta com um total de 104 expositores. Cabo Verde, Portugal, Brasil, Canárias e França são os países que durante os próximos três dias irão expor produtos, partilhar conhecimentos e experiências e também divulgar novas técnicas de construção.
A Feira Internacional de Construção e Habitação 2011 é uma iniciativa do Ministério de Ambiente, Habitação e Ordenamento do território e tem como parceiros a Câmara do Comércio, Indústria e Serviços de Sotavento, Laboratório de Engenharia Civil, Feira Internacional de Lisboa e Feira Internacional de Cabo Verde.
O evento vai contar com a participação das autarquias locais, e todas as empresas e instituições que, directa ou indirectamente, partilham o mundo da habitação e das novas tecnologias de construção.
Paralelamente à feira, em parceria com o Laboratório de Engenharia Civil e com a Universidade de Cabo Verde, ocorrerão as Jornadas Técnicas, onde serão analisadas e questionadas as ameaças e as oportunidades do sector para o desenvolvimento futuro de Cabo Verde. Terá espaço à divulgação de informações sobre as boas práticas nos domínios da construção, habitação, reabilitação e requalificação urbana, do ambiente e habitat, resultados de pesquisas e estudos, entre outros.
Uma Bolsa de Contactos, que contará com a parceria da CCISS- Câmara de Comércio, Industria e Serviços de Sotavento, será também proporcionada aos expositores e visitantes, no decurso da feira, continuando a atender aos interesses específicos dos operadores do sector.
O evento deste ano, ao contrário das edições anteriores conta com um espaço exclusivo para demonstração de produtos e serviços por parte dos expositores, no próprio local de exposição, durante o horário normal da feira.
As duas edições da FICH realizadas em 2009 e 2010 ultrapassaram todas as expectativas, tendo em conta, sobretudo, o número de expositores nacionais e internacionais e a participação de milhares de visitantes. Um sucesso que ditou a continuidade do certame.
A Feira Internacional de Construção e Habitação está enquadrada no programa do Governo, “Casa Para Todos”, aprovado em 2009. O objectivo é consolidar um espaço de partilha, de conhecimentos e experiência, de promoção e divulgação das novas tecnologias de construção. Assim como o estabelecimento de parcerias quer a nível do sector público quer a nível do privado.
É de referir que o programa “Casa para Todos” aposta na promoção de novas tecnologias de construção, amigas do ambiente. Outro objectivo é incentivar pesquisas no domínio da habitação em Cabo Verde, com impacto significativo nos custos ambientais e financeiros da produção de habitação de interesse social, facilitando assim, a realização do direito constitucional da habitação condigna.