O Ministro da Cultura, Mário Lúcio Sousa, inaugura, nesta quarta-feira, 24 de Agosto, na Casa do Cidadão, na Praia, o Projecto SiCultura – Sistema de Informação da Cultura. O Projecto foi concebido pelo staff do Gabinete do Ministro, e conta com a parceria do NOSI, na concepção, e da Casa do Cidadão, que fornecerá os serviços on-line, por intermédio do portal www. portondinosilha.cv e através de Service Center e Casa do Cidadão Móvel.
O Sistema de Informação da Cultura visa criar uma base de dados nacional de todos os intervenientes /profissionais da cultura, nomeadamente Artista/ Criativos, Agentes, Gestores e Empresários culturais, residentes ou não no território nacional.
Esta base de dados permitirá uma maior proximidade e interacção entre o Ministério da Cultura e os intervenientes /profissionais da Cultura. A consolidação de um repositório com a inscrição de todos os agentes culturais cabo-verdianos, bem como outros serviços que serão a estes disponibilizados, permitirá não só facultar dados aos investigadores do sector cultural, mas também viabilizar um melhor desempenho na análise dos processos de financiamento de projectos, por exemplo pelo Banco de Cultura; igualmente permitirá uma melhor aplicação do Estatuto do Artista e outras leis reguladoras do sector.
O registo do artista pressupõe o preenchimento de um formulário composto por várias etapas de informações: Pessoais, Contacto, Artístico, Publicação, Documentação e Partilha de informação ao público. Esta última etapa permitirá posteriormente criar uma página pessoal para cada artista, que divulgará os seus trabalhos, possibilitando também a exportação dos seus produtos artísticos.
A cerimónia de inauguração conta com a presença do Secretário de Estado da Administração Pública, Romeu Modesto, do Gestor do Núcleo Operacional de Sistema de Informação (NOSI), Jorge Lopes e a artista Nha Balila.