Notícias

Mário Lúcio discute cooperação com a Câmara Municipal do Paul

O Ministro da Cultura, Mário Lúcio Sousa, encontra-se desde ontem, 15 de Agosto, na ilha de Santo Antão, em visita oficial de trabalho à Câmara Municipal do Paul, no Concelho de Santo Antão, para discutir com a equipa camarária as melhores formas de cooperação entre esta autarquia e o Ministério da Cultura. Na manhã desta terça-feira, Mário Lúcio inaugurou a instalação da primeira Casa de Cultura do Concelho e seguidamente reuniu-se com os artistas Paulenses, no Salão Nobre da Câmara Municipal local.

Ainda faz parte da agenda de Mário Lúcio ao Concelho do Paul, visitas a espaços culturais, nomeadamente Pedra do Letreiro, em Penedo de Janela; Farol Fontes Pereira de Melo; Igreja Matriz da Freguesia de Santo António das Pombas; Ruínas do Cine-Teatro, na Cidade das Pombas (Apresentação do Projecto para a reabilitação do Complexo); Casa de Jaime Mota, no interior do Vale do Paul.

Instalação das primeiras Casas de Cultura.

Refira-se que o Ministro da Cultura, inaugurou as primeiras Casas de Cultura de Achadinha (Associação Acarinhar); Vila Nova (Espaço Jovem de Vila Nova); Achada Mato (Sede do Clube Afrostar), Chão Bom (Centro Pó di Terra); Assomada (Centro Cultural Norberto Tavares), no passado dia 10 do corrente mês. Os Municípios inicialmente contemplados são a Praia, o Tarrafal, Santa Catarina, Paul e São Vicente.

A instalação das Casas da Cultura visa não só criar um espaço de manifestação cultural em todas as localidades, como dinamizar a sociedade e dar à população fácil acesso aos bens culturais. Pretende-se também que as Casas da Cultura sejam espaços de debates, pratica/produção e promoção dos trabalhos dos artistas da comunidade.

Espera-se que venha a capacitar e a estimular os agentes culturais para a criação/criatividade.

Inicialmente as Casas de Cultura acolhem ensaios de jovens artistas, exposições, mostra de filmes, aulas para jovens e crianças (música, dança, artesanato etc), Workshops/Intercâmbios entre artistas da localidade.

As Casas de Cultura são resultados de parcerias entre os Municípios, o Ministério que tutela a Cultura e Associações das diferentes comunidades e 10 primeiros contam com o apoio da Caixa Económica de Cabo Verde.

A sustentabilidade do espaço é garantida pela própria dinâmica criada pela população e através de apoios e parcerias estabelecidos pelos Órgãos de Gestão.