Notícias

Escola de Hotelaria e Turismo é exemplo de visão de futuro

O Primeiro-Ministro inaugurou na tarde desta terça-feira, a Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde. José Maria Neves considerou esta instituição de um grande empreendimento, “um exemplo” da visão de transformação que o Governo tem para o país nos próximos tempos, numa “nação inclusiva, justa e próspera, com oportunidades para todos”. No mesmo dia, Neves lançou a primeira pedra para o Centro de Formação no domínio da transformação de produtos agrícolas em São Lourenço dos Órgãos.

Este empreendimento, orçado em sete milhões e 462 mil euros, de acordo com a Ministra da Juventude, Emprego e Desenvolvimento dos Recursos Humanos, Janira Hopffer Almada, é um projecto co-financiado pela Cooperação Luxemburguesa e o Governo de Cabo Verde.

Realçando a importância desta Escola, José Maria Neves considerou-a um exemplo “de uma visão” que o Governo tem para Cabo Verde nos próximos anos. “Temos sido claros em relação à estratégia de transformar Cabo Verde num centro de prestação de serviços”, sendo o turismo dos principais sectores.  

É com essa estratégia que o Governo espera conseguir lançar as bases para a construção de “uma nação inclusiva, justa e próspera, com oportunidades para todos”. Para isso, explica, há que investir fortemente na infra-estruturação do país como vem fazendo este Executivo, para além da aposta na densificação do tecido empresarial e o investimento nos recursos humanos.

“Temos de ter pessoas altamente qualificadas, temos de formar as pessoas”, explicando os “fortes investimentos nas pessoas, na educação, na formação profissional, no ensino superior, na ciência e na inovação”.

A Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde (EHTCV) insere-se, portanto, nessa visão global de desenvolvimento do país, uma aposta clara na capacitação das pessoas tendo em conta a melhoria da competitividade do país, neste caso no turismo, como explicou José Maria Neves.

Para o Chefe do Governo, só com pessoas altamente capacitadas poderemos acelerar o ritmo de transformação do país e melhorar a qualidade dos desempenhos individuais e consequentemente as prestações dos serviços públicos.

A Ministra da Cooperação e da Acção Humanitária, do Luxemburgo, Marie-Josée Jacobs, que co-presidiu o evento, realçou igualmente a importância da Escola, enquanto factor de construção de novas oportunidades de emprego para os jovens cabo-verdianos e como mais um marco na excelente cooperação entre Cabo Verde e o país que representa.

Presente, também, no acto, a Ministra da Juventude, Emprego e Desenvolvimento de Recursos Humanos, Janira Hopffer Almada, assim como Neves, reforçou a importância da EHTCV para a implementação da agenda de transformação do país, que tem no turismo um dos eixos principais.

Apesar da sua inauguração agora, a Escola é um projecto que vinha sendo implementado há algum tempo, e que já formou desde Agosto de 2010, pelo menos 123 alunos em vários domínios como cozinha, técnicos de agências de viagens, recepção e restaurante/bar.

Órgãos terá centro de transformação Agro-alimentar e formação profissional

No mesmo dia, José Maria Neves e Marie-Josée Jacobs lançaram a primeira pedra para a construção de um Centro de Transformação de Produtos Agrícolas que funcionará também como um centro de formação no sector, o que constitui mais uma oportunidade para a juventude cabo-verdiana. 

Trata-se de um investimento orçado em 555 mil euros (cerca de 61 mil contos) cuja conclusão está prevista para Março de 2012. O Centro deverá ocupar uma área de 600 metros quadrados, e estará preparada para a formação e transformação de lacticínios, vegetais/hortofrutícolas, carnes, peixes e bebidas

Este Centro de Transformação de Produtos Agrícolas está projectado para ocupar uma área de 600 metros quadrados, será equipado com tecnologias de transformação de carnes, pescado, lacticínios, vegetais/hortofrutícolas e bebidas.

Durante a cerimónia, o Primeiro-Ministro garantiu que a aposta na agricultura é para continuar e que a chave para o sucesso dessa aposta é a captação de água onde o Governo continua a investir fortemente. Assim, sulinha, já há financiamento garantido para a construção de mais oito barragens nos próximos tempos, e o Governo está a mobilizar recursos para a construção de mais 12 barragens um pouco por todo o país.

Nesta quarta-feira, o Primeiro-Ministro lança a primeira pedra para o Centro de Formação na área das Energias renováveis, um importante projecto para que Cabo Verde se constitua como um centro de destaque em termos de investigação e desenvolvimento de novas tecnologias no sector, para que o país possa também a proveitar toa a sua potencialidade em matéria de energias renováveis.