Notícias

Fernanda Marques preside acto de celebração do Dia da Criança Africana

 

Fernanda Marques teve uma pequena conversa com os alunos sobre a institucionalização do Dia da Criança Africana onde aproveitou a oportunidade para esclarecer estes estudantes sobre a imagem do continente africano, transmitida, muitas vezes de uma forma negativa.

"Normalmente as notícias que nos chegam são notícias de guerra, de meninos soldados, mas nós sabemos que África não é só isso, África não é só crianças a morrer de fome, África são crianças, também, com escolas como nós temos", disse.

Para a Ministra, cada um deve dar o seu contributo para a transformação do Continente Africano, cada dia com mais trabalho e, principalmente, nas escolas. " A escola é, efectivamente, um espaço de aquisição de conhecimento e de evolução intelectual que permite que as diferenças se transformem, no mínimo, em elementos de boa convivência".

No final da sua intervenção Marques deixou uma mensagem de motivação ao povo africano e às suas crianças. " Temos também de olhar com outros olhos para a África. É um continente com grandes potencialidades de desenvolvimento e não tem só miséria. Precisamos todos de olhar para a África em desenvolvimento e em crescimento e fazer, de cada uma das nossas sociedades, uma sociedade cada vez melhor, mais justa, principalmente para as nossas crianças", sublinhou a titular da pasta da educação e desporto.

De referir que para além de actividades culturais, foi realizada uma pequena palestra, sobre o Dia da Criança Africana, pelo presidente da Plataforma das Comunidades Africanas Residentes em Cabo Verde. A palestra teve como foco a contextualização do Dia da Criança Africana