Um comunicado do Ministério do Turismo, Indústria e Energia (MTIE) informa que durante esse período crítico, o Governo mobilizou todos os esforços para minimizar o problema, garantindo a distribuição básica através de um racionamento e de um novo quadro de prioridades quais fossem as escolas, os hospitais e os chafarizes.
O Comunicado do Governo acrescenta também que foi criada um Task Force com vista a serem implementadas acções diárias e intensivas, tais como o reforço das águas de Santa Clara e de poços disponíveis, bem como tratamento da água e serviços de emergência. "A par disso, cuidou-se de mandar vir uma equipa da empresa fornecedora da dessalinizadora para, em equipa com os técnicos nacionais, conseguirem a completa reparação das bombas de alta pressão entretanto avariadas", sublinha a nota do MTIE.
O Governo está firme e activamente empenhado em «resolver de vez» o problema de água na Cidade da Praia e, para tanto, vai proceder à reestruturação do sector e introdução de novos activos no sistema.
E garante ainda de que em meados de 2012 a Cidade Praia terá o dobro da capacidade actual em matéria de abastecimento de água. Elevados investimentos já foram feitos e aguarda-se, neste momento, a finalização da construção de duas dessalinizadoras de 5000 m3/dia cada encomendadas há mais de um ano e meio.
O Governo de Cabo Verde agradece ainda aos praienses pela compreensão e serenidade com que enfrentaram este momento de crise, finalmente sanada, e, mais uma vez, ficou patente que, juntos, "ultrapassaremos os problemas que, antes, pareciam estruturais. Os próximos tempos indiciam positivas mudanças de paradigma de fornecimento de água e energia para a Praia e todo Cabo Verde.